Mendel e as ervilhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BREVE RELATO SOBRE A VIDA DE MENDEL

Gregor Johann Mendel (1822 — 1884)
Foi um monge agostiniano, botânico e meteorologista austríaco.
Nasceu na região de Troppau, na Silésia, que então pertencia à Áustria, e viria a ser batizado a 22 de Julho, que muitas vezes se confunde com a sua data de nascimento, vindo de uma família de humildes camponeses. Na sua infância revelou-se muito inteligente;em casa costumava observar e estudar as plantas. Sendo um brilhante estudante a sua família encorajou-o a seguir estudos superiores, e mais tarde aos 21 anos a entrar num mosteiro da Ordem de Santo Agostinho em 1843 (atual mosteiro de Brno, República Checa) pois não tinham dinheiro para suportar o custo dos estudos. Obedecendo ao costume ao tornar-se monge, optou por um outro nome: "Gregor". AíMendel tinha a seu cargo a supervisão dos jardins do mosteiro.
Estudou ainda, durante dois anos, no Instituto de Filosofia de Olmütz (hoje Olomouc, República Checa) e na Universidade de Viena (1851-1853). Entre 1843 a 1854 tornou-se professor de ciências naturais na Escola Superior de Brno, dedicando-se ao estudo do cruzamento de muitas espécies: feijões, chicória, bocas-de-dragão, plantasfrutíferas, abelhas, camundongos e principalmente ervilhas cultivadas na horta do mosteiro onde vivia analisando os resultados matematicamente, durante cerca de sete anos. Gregor Mendel, "o pai da genética", como é conhecido, foi inspirado tanto pelos professores como pelos colegas do mosteiro que o pressionaram a estudar a variação do aspecto das plantas. Propôs que a existência de características (taiscomo a cor) das flores é devido à existência de um par de unidades elementares de hereditariedade, agora conhecidas como genes.









MENDEL E AS ERVILHAS (Filme)

Gregor Johann Mendel

As descobertas de Mendel mudaram a visão de Biologia que se tinha até então naquela época. Mesmo antes de Mendel ter curiosidade sobre herança, um fazendeiro Britânico fez seu próprio experimentocom um tipo de ervilha, por volta de 1790. Quando Mendel decidiu repetir este experimento, fez algo inteiramente novo: ele contou o número de plantas de ervilha resultantes de cada cruzamento. Mendel provavelmente escolheu usar ervilhas devido à facilidade de cultivo, pequeno tamanho e rapidez na reprodução, com uma grande quantidade de prole. As ervilhas também são capazes de reproduzirem deduas formas: autofecundação e fecundação cruzada. Mendel escolheu sete características a serem estudadas: cor da flor, cor da semente, formato da semente, cor da vagem, formato da vagem, posição da flor no caule, e altura da planta. Cada uma das características testadas apresentou formas contrastantes: a planta poderia ser alta ou baixa; a flor poderia ser púrpura ou branca. O experimento pode serdividido em três passos. Primeiro, Mendel fez com que as plantas de ervilha se auto-fecundassem por gerações. Isso garantiu que as plantas a serem estudadas eram de uma linhagem pura, significando que sua progênie produziria apenas uma forma de cada característica.
Mendel chamou essa geração de Parental, ou P. Assim, plantas de flores brancas produziriam apenas descendentes de flores brancas.Segundo, ele fez a polinização cruzada de duas gerações parentais contrastantes. Ele recolheu pólen de plantas de flores brancas e colocou em plantas de flores púrpura. Ele então coletou e cultivou as sementes resultantes, as quais chamou de geração F1. Mendel observou que todas as plantas resultantes do cruzamento possuíam flores púrpura, nenhuma era branca. Depois, ele deixou que a geração F1 seautofecundasse, cultivou as sementes resultantes e chamou essa geração de F2. Nessa geração, havia plantas com flores púrpuras e plantas com flores brancas. Para cada planta de flor branca havia aproximadamente três plantas com flores púrpuras. Mendel observou a mesma razão 3:1 em cada uma das outras características que ele avaliou através desse esquema de cruzamentos. Depois de estudar todos os...
tracking img