Leis de Mendel

Páginas: 4 (833 palavras) Publicado: 1 de fevereiro de 2015
Leis de Mendel
Gregor Mendel anunciou suas famosas leis estudando a herança dos caracteres das ervilhas, as chamadas Leis de Mendel.
Os primeiros experimentos
Mendel ao trabalhar com as ervilhasdo tipo Pisum sativum, fixou sete caracteres que apresentavam duas variações opostas e claramente diferenciadas: ervilha verde ou amarela, ervilha lisa ou rugosa, planta alta ou baixa etc.
Com essaescolha, Mendel acertou: em biologia, a espécie que se emprega em um experimento é determinante para obter bons resultados. O organismo empregado por Mendel apresentava características muitoapropriadas: é fácil de cultivar, tem aspectos facilmente dístinguíveis e produz muitos descendentes. As plantas de ervilha se cruzam entre si com muita freqüência, por autopoiinização
As plantas de ervilha secruzam entre si com muita frequência, por autopolinização e autofecundação. Nessa planta também é fácil de realizar fecundação cruzada.
Na autofecundação o pístílo da flor é fecundado com seupróprio pólen. Esse processo ocorre com relativa freqüência na natureza. Há algumas plantas que têm mecanismos para impedi-lo.

Na fecundação cruzada o pistilo de uma flor é fecundado pelo pólen de outraflor. É um processo natural que Mendel simulou cortando os estames da flor púrpura e, com um pincel, tomando pólen da flor branca e levando-o a outra flor desprovida de estames.
Mendel tinha, alémdisso, sólida formação matemática, o que lhe permitiu esboçar experimentos para comprovar como se transmitiam os caracteres nas ervilhas de uma geração a outra e realizá-los empregando procedimentosestatísticos e cálculos de probabilidade. A partir desses experimentos, hoje são conhecidas as Leis de Mendel.
A herança de um só caráter
Mendel começou seus experimentos estudando como se transmitia umsó caráter entre a geração progenitora e a filial. Para isso, considerou o caráter cor da semente.
Primeiro, certificou-se de que as plantas eram de linhagem pura, ou seja, que somente continham...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leis de mendel
  • Lei de Mendel
  • As Leis de Mendel
  • Leis de mendel
  • Leis de mendel
  • leis de mendel
  • Leis de mendel
  • Leis De Mendel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!