A estranha ervilha na vargem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A estranha ervilha na vargem - Parte 1.
Este trabalho tem como objetivo relatar as análises feitas por Mendel relaciona ao estudo realizado com a ervilha. Antes de se começar a falar do relato mostrado no vídeo é importante falar um pouco da sua biografia.
Gregor Mendel foi um monge que nasceu e foi criado na aldeia de Heinzendorf, em 1822, hoje localizado na República Tcheca.
O pai de Mendelera um camponês que cultivava principalmente frutas, sendo que necessitava das árvores para se sustentar, sua família era pobre. Aprender como cultivar e reproduzir era essencial para a sobrevivência de Mendel e sua família, mas tarde isso se tornaria o ponto alvo do trabalho cientifico do estudioso.
Ele era uma criança brilhante, seus pais economizavam muito e queriam manda-lo a uma boa escola.Mendel sendo sensível sentia todo esse esforço, ele ficou doentes três vezes e era notório que eram sinais de doenças nervosas.
Quando Mendel estava longe de casa, estudando, sentiu vontade de voltar, mas continuou com suas próprias ambições. Um fato que chocou Mendel foi seu pai ter ficado aleijado em um acidente na fazenda.
A tradição exigia que os filhos tomassem o lugar dos pais, mas suasaúde era delicada para tomar conta da fazenda. Em vez disso ele tomou uma decisão profética, Mendel foi aceito no mosteiro Agostiniano de Semp Tomas, a ordem encorajava seus membros a se educar na ciência e tecnologia. A vida calma combinava com a personalidade de Mendel; umas das características do mosteiro era manter um pequeno jardim.
No seu tempo livre Mendel se dedicava ao pequeno jardim,preenchendo as lacunas dos seus conhecimentos, observado o que fazia membros da mesma espécie ter aspectos diferentes.
As pessoas desse período sabiam da existência do esperma e do óvulo, mas não sabiam explicar como se combinavam para gerar a nova geração. Sabia-se que de alguma forma que uma mãe e um pai se fundiam , sendo de alguma forma a mistura dos dois, assim somos a mistura dos nossos pais.Porém é uma teoria errada. Um exemplo é a ovelha duas ovelhas, duas ovelhas brancas, nunca gerarão uma ovelha negra.
Outro exemplo é aquela a queda de cabelo de um indivíduo aos 16 anos, alguns netos seriam carecas, apesar de seu pai ter cabelo. Ou como dois passarinhos azuis podem gerar um passarinho branco. O modo como os pais podiam gerar filhos com outras características ancestrais era umaduvida de todos.
Em breve Mendel se viu explicando falsas teorias da herança genética, desvendando ideias antiquadas.
E assim o questionamento de como as características passavam de uma geração para outra que desconcertou cientistas de Aristóteles a Darwin foi resolvido por Mendel o que podemos chamar do mistério da hereditariedade.
A simples ervilha - Parte 2.
Nesta época na metade do séculoXIX, todas as ideias mantidas na biologia estavam para serem derrubadas. Na Inglaterra Darwin estava desenvolvendo sua teoria da evolução pela seleção natural, enquanto isso Mendel estava para embarcar na sua jornada para explicar como a evolução realmente ocorre, suas observações sobre o mundo natural levaria a repensar um modo revolucionário de pensar sobre a hereditariedade, ideias tiradas dafísica e matemática, isso direcionou Mendel. Precisava de algo vivo e com aspectos fáceis de contar, foi então no jardim do mosteiro que ele tinha uma plantação de ervilha de 35mX7m; em 1856, cultivava milhares de ervilhas. Mendel buscava entender como certas características passavam de uma geração para outra.
As ervilhas, por exemplo, podem ser lisas ou enrugadas, Mendel plantou uma estufa cheia deervilhas metade com pedigree liso e a outra metade com pedigree enrugado.
Segundo o especialista Bob Kellow deve-se cruzar cada planta que cresceu de uma ervilha lisa com cada planta de ervilha enrugada.
O processo que Mendel teve que realizar foi retirar minúsculos grãos de pólen de uma flor de ervilha aberta e coloca-los no órgão feminino da outra, esse método demora cerca de meia hora....
tracking img