Memorias de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade SENAC Pernambuco










MARIA DE LOURDES CARNEIRO DA NÓBREGA










MEMÓRIAS DE AULA








Recife
2012


MARIA DE LOURDES CARNEIRO DA NÓBREGA









MEMÓRIAS DE AULA








Trabalho apresentado como pré-requisito para conclusão da disciplina Gestão de Pessoas em Eventos 2012.1 da Faculdade SENACPernambuco.



Professor: Adrijane Alves de Amorim













Recife
2012


INTRODUÇÃO


O presente trabalho é o resultado de um olhar voltado para a minha prática enquanto musicista e futura organizadora de eventos ou eventóloga.
O mercado de eventos vem se consolidando cada vez mais no Brasil e porque não dizer em Pernambuco,deixando, desta forma o mercado muito competitivo. Devido a esse crescimento, tem se observado uma procura constante de profissionais capacitados, criativos e com espírito inovador para atuar nesta área.
Sabemos que a comunicação é Crucial e a peça chave para constituição e realização de qualquer evento. A comunicação é atualmente utilizada como mandamento das grandes e pequenas empresas quevisam um diferencial e tem como base em seus objetivos a proatividade.
Um dos grandes problemas encontrado na comunicação é a facilidade com que surgem obstáculos bloqueando o progresso organizacional. Eles podem surgir de várias formas, através da utilização de meio inadequado, linguagem confusa, palavras e expressões ambíguas, sobrecarga de informações, circulação incorreta de informações,desconfiança entre participantes, longas cadeias de comunicação e percepções individuais equivocadas. Todos esses obstáculos podem causar atrasos e gerar inatividade, ambos fatais para os eventos.
A comunicação surge como uma ferramenta de Marketing com um papel fulcral na estratégia empresarial e com um grande poder de modificar comportamentos, ditar modas e materializar sonhos.Memória 1ª Aula - 07/07/12

A aula começou com uma breve explanação sobre o plano de ensino. Fizemos um acordo de convivência e chegamos a um denominador comum sobre o trabalho final, apresentações dos projetos de eventos elaborados na disciplina anterior.
Dando seguimento ao cronograma a professora iniciou uma apresentação de slides com uma frase muito importante. “QUEM NÃOSE COMUNICA SE TRUMBICA.” “FALAR NÃO SIGNIFICA COMUNICAÇÃO”, onde foram abordadas as seis habilidades da comunicação. Saber Escutar, Saber Falar, Saber Calar, Saber Escrever e Saber Ler e Interpretar que teve no primeiro momento enfoque na realidade do mundo empresarial, tendo em vista os temas que seriam discutidos em sala de aula (Definindo a Comunicação Empresarial, na relaçãomultidisciplinar. Formas e veículos de comunicação empresarial. Comunicação e cultura organizacional). Sobre estes temas tivemos os seguintes textos como embasamento teórico: LUGAR DE ESQUELETO É NO ARMÁRIO, SAMBA DE MARQUETEIRO DOIDO E CONVERSAS DIFÍCEIS. Começamos um longo e interessante debate aonde chegamos à conclusão que existe uma grande deficiência na comunicação entre patrões e empregados nos diasatuais, os líderes empresariais têm dado pouco valor ao bem estar dos funcionários, seja ele físico e principalmente psicológico. A diferença entre falar para as pessoas e falar com as pessoas e a importância da transparência e da clareza nas palavras, o cuidado com a interpretação e o equívoco nas leituras também foram assuntos bastante ressaltados entre os alunos. A construção da imagem seja elaempresarial ou pessoal também foi um tema bastante abordado por toda turma, ajudando a nos conscientizar cada vez mais sobre a postura que assumimos diante das pessoas e principalmente no tão visualizado mundo da Internet.
Sobre o tópico Saber Calar foi abordado o controle sobre as emoções, o saber identificar a hora de falar e calar, quando não se sabe o que dizer ou se estamos no furor dos...
tracking img