Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2-DESCRIÇÃO DE TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ETAPA DE FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM

Durante o período de estágio de Enfermagem em Fundamentos de Enfermagem que ocorreu em 30/04/12 a 24/05/12 várias atividades foram executadas pela professora Rafaelly dos Santos Siqueira onde a mesma teve total dedicação em transmitir as atividades a serem exploradas durante o estagio dentreelas: Posicionamento do técnico de Enfermagem, verificação dos sinais vitais, administração de medicação prescrita (VO, IM, EV), dietas hospitalares, curativos, cuidados de aasepsia, eliminações conforto físico e etc.
Todas as atividades ministradas foram de suma importância para enriquecer nosso conhecimento.
2.1 DIETAS HOSPITALARES.

O termo dieta corresponde à alimentação seguidapor um indivíduo ou grupo de indivíduos. As dietas são elaboradas com o objetivo de atender às necessidades nutricionais, considerando-se o estado nutricional e fisiológico das pessoas e, em situações hospitalares, deve estar adequada ao estado clínico do paciente, além de proporcionar melhoria na sua qualidade de vida. As dietas se dividem em:
VALOR NUTRITIVO: De acordo com o seu valor nutritivo,as dietas hospitalares classificam-se em três tipos: livre, carente e excessiva.
Dieta livre é ministrada nos casos em que o paciente pode receber qualquer tipo de preparação culinária e os alimentos mais variados, de acordo com sua tolerância. É normal em quilocalorias e nutrientes, sem restrições, preenchendo todos os requisitos de uma dieta racional.
Dieta carente apresenta taxas denutrientes ou de quilocalorias abaixo dos padrões aceitos como normais. Seu prefixo é hipo.
A dieta excessiva apresenta taxas de nutrientes ou de quilocalorias acima dos padrões aceitos como normais. Seu prefixo é hiper.
VALOR QUANTITATIVO: As dietas hospitalares com base na quantidade de nutrientes e quilocalorias são: superalimentação, dietas com aumento parcial de nutrientes ou quilocalorias edietas com diminuição parcial de nutrientes ou quilocalorias.
Dieta hiperprotéica apresenta taxa elevada de proteínas, sendo ministrada em períodos de convalescença, de enfermidades infecciosas e em todas as situações em que se requer um balanço positivo de nitrogênio.
Dieta hipercalórica apresenta o VET acima da necessidade energética do indivíduo, sendo ministrada em casos específicos, onde hajaindicação de um VET elevado, como nos casos de desnutrição energético - protéica.
Dieta hipercalcêmica com taxa alta de potássio é utilizada para elevar seus níveis no sangue, bem como durante o período de utilização de certos diuréticos.
Dieta hipoprotéica com taxa reduzida de proteínas visa facilitar a função renal e evitar a progressão de lesões renais.
Dieta hipocalórica com VET abaixo dasnecessidades do indivíduo é muito indicada em casos de obesidade.
Dieta hipossódica com taxa reduzida de sódio (menos de 5.OOO mg de sódio/dia) é indicada para casos de edema, por insuficiência cardíaca congestiva ou por problema renal, hipertensão arterial, cirrose hepática com ascite, toxemia gravídica e administração prolongada de cortisona.
Dieta hipocalcêmica com taxa reduzida de potássio éministrada nos casos de insuficiência renal.
Dietas com omissão de algum componente são ministradas em casos específicos, cuja indicação é a retirada total de algum componente do cardápio. Por exemplo, a dieta sem sal é ministrada geralmente em casos de pacientes hipertensos e cardíacos em crises agudas graves.
Dieta líquida restrita é à base de chá, água, caldo de legumes, comumente ministradanas primeiras horas do pós-operatório, nas infecções agudas e para início de hidratação.
Dieta líquida é destinada a requerer o mínimo de trabalho digestivo, é constituída de alimentos com consistência líquida a temperatura ambiente. Deve ser normal em quilocalorias e nutrientes. À base de alimentos como leite, chá, café, caldo de sopas, sucos de frutas, sorvetes. Indicada para preparo de...
tracking img