Memorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

GIRLENE REGINA DE SOUSA















PRODUÇÃO DE TEXTO INTERDISCIPLINAR



















Irecê
2011


GIRLENE REGINA DE SOUSA


















O PAPEL DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO









Trabalho apresentado ao Curso de pedagogia da UNOPAR - UniversidadeNorte do Paraná, para a disciplina Comunicação e Linguagem, Pscologia da Educação, Educação e Diversidade, o trabalho do pedagogo no espaço educativo.

Prof. Lilian Salete, Daniele Fioravante,Fábio e Vilze Vidotte Costa








Irecê
2011
INTRODUÇÃO


O presente trabalho tem o objetivo de investigar a respeito da prática pedagogo, suas inquietações, bemcomo sua identidade profissional no contexto escolar. Por isso, a reflexão sobre a ação do Pedagogo segue o percurso histórico quanto à sua formação acadêmica no Curso de Pedagogia, sua identidade e a atual busca de subsídios para análise realizou-se uma pesquisas professoras pedagogas, com o intuito de coletar dados sobre sua formação acadêmica e o seu entendimento sobre a questão da junção defunções. A pesquisa foi feita através de questionário com perguntas abertas e fechadas e os resultados obtidos evidenciam que há pontos positivos e negativos sobre o assunto. Neste contexto, conclui-se que uma combinação de avaliação e mudança é necessária ao processo de formulação ou re-formulação da identidade e atuação profissional do pedagogo, pois cabe a ele valorizar sua função, vendo-se como umprofissional compromissado politicamente com a instituição e com a sociedade.
Tendo em vista o próprio movimento político educacional do nosso país e os avanços e retrocessos que acompanham a trajetória histórica do Pedagogo no contexto escolar, buscam-se caminhos e respostas junto aos especialistas da área quanto a sua identidade e atuação. Inicialmente criticado por sua funçãofragmentada no interior da escola, passou-se a discutir a validade ou possível extinção de sua função até se chegar, atualmente, à preocupação com sua formação e atuação; é a respeito desta trajetória que se realiza este estudo, seja, com professores pedagogos, atrelando a eles as funções de orientador educacional e supervisor escolar. Na verdade, isto gerou certa insatisfação, pois não foi dada aoportunidade para que esse profissional refletisse sobre seu novo papel. Ele precisou assumir uma postura diferente daquela de sua formação e de sua prática, até então exercida em função da área de concurso. Não lhe foram proporcionado estudos para a compreensão dessa nova realidade, nem mesmo condições reais para ressignificação de suas funções. Assim, estamos diante de uma realidade onde, cadavez mais, os Pedagogos estão no centro das discussões educacionais e em função das necessidades do dia-a-dia da escola. No entanto, sabe-se que a sociedade atual demanda um profissional comprometido com os problemas da educação brasileira; um profissional crítico, com domínio de conteúdo científico, pedagógico e técnico, com compromisso ético, político e histórico e com responsabilidade social paracom a educação.























DESENVOLVIMENTO
O pedagogo sendo coordenador do processo ensino-aprendizagem pode conscientizar os envolvidos no desenvolvimento dos alunos sobre a importância da inclusão desses, na salas de aulas regulares.Todas as crianças tem direito á educação de qualidade onde suas necessidades individuais possam ser atendidas e onde elaspossam desenvolver-se em um ambiente eriquecedor e estimulante do seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social.
Assim, a escola, o coordenador e o professor devem participar de formação continuada para melhor lidar com a situação, que é um grande desafio.
O pedagogo pode auxiliar o professor traçando estratégias diferenciadas. Outro ponto importante é o de que a escola precisa ter no seu...
tracking img