Memorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tensões no Irã e no Iraque
As relações entre Irão e Iraque são as relações diplomáticas estabelecidas entre a República Islâmica do Irã e a República do Iraque. O Irã possui uma embaixada em Bagdá etrês consulados gerais em As-Sulaymaniyah, Arbil e Karbala. O Iraque possui uma embaixada em Teerã e três consulados gerais em Kermanshah, Ahvaz e Mashhad.
Tanto na idade antiga como nos diasatuais, estas relações foram marcadas diversas vezes por épocas bastante turbulentas. A região onde atualmente é o Iraque chegou a fazer parte do Império Persa. Os dois países compartilham uma fronteiraterrestre e uma antiga herança cultural e religiosa. As modernas relações bilaterais entre ambos foram afetadas por conflitos de fronteiras, disputas de petróleo, questões étnicasentre árabes e iranianos, tensões entre sunitas e xiitas e a Guerra Irã-Iraque (1980-1988), que custou a vida de milhões de pessoas.
Embora o Iraque tenha se tornado uma nação árabe, a maioria de sua população seguia o ramoxiita do islamismo, que também era seguido pela maioria da população do Irã.

Índia versus Paquistão: A guerra pela caxemira.
Com a aproximação da data da independência, as minorias hinduse muçulmanas instaladas em território adverso procuraram alcançar a segurança dos futuros Índia e Paquistão. Cerca de 11 milhões de pessoas abandonaram seus lares e mais 1 milhão pereceu chacinadopor turbas fanáticas de ambas as religiões. Não obstante, permaneceram na Índia importantes grupos muçulmanos, geralmente ligados ao comércio, os quais não se mostravam dispostos a abandonar a vida quehaviam construído.

Os príncipes indianos, pressionados a optar pela incorporação a um ou outro Estado, fizeram-no de acordo com sua orientação religiosa. Dois principados muçulmanos situados dentroda Índia tentaram preservar sua autonomia, mas foram invadidos pelo recém-criado Exército Indiano. O governo da Índia independente, de tendência fortemente centralista, não toleraria enclaves...
tracking img