Memorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Geane Maria de Oliveira

MEMORIAL
Apresentado ao Programa de Pós-Graduação Stricto sensu do CPqAM/FIOCRUZ como parte do processo seletivo do Curso de Doutorado em Saúde Pública – 2010.

Vamos bordando a nossa vida, sem conhecer por inteiro o risco; representamos o nosso papel, sem conhecer por inteiro a peça. De vez em quando, voltamos a olhar para o bordado já feito e sob ele desvendamos orisco desconhecido; ou para as cenas já representadas, e lemos o texto, antes ignorado. E é então que se pode escrever - como agora faço - a "história"... Magda Soares, Metamemória-memórias

RECIFE – 2009

O liveira, G .M .

M em orial É muito comum, desde o início da vida acadêmica, escrever e reescrever o Curriculum vitae. Memorial descritivo, entretanto, é a primeira vez que o faço.Elaborar um memorial descritivo é reconstituir a própria existência. Certamente, essa não é uma tarefa fácil, pois, segundo Moraes(2) (1992), “memorial é um retrato crítico do indivíduo visto por múltiplas facetas através dos tempos, o qual possibilita inferências de suas capacidades para o futuro”. De acordo com Boaventura(1) (1995), “memorial é não somente crítico, como autocrítico do desempenhoacadêmico do candidato. Crítica que conduz forçosamente à avaliação dos resultados obtidos na trajetória da carreira científica”. Assim, na elaboração deste memorial considerei as condições, situações e contingências que envolveram o desenvolvimento das minhas atividades aqui expostas. Procurei destacar os eventos que, marcados por quebras de paradigmas, por coerências e incoerências e por meio dasrelações estabelecidas com o mundo, possibilitaram a construção de minha vida profissional. Considero este memorial não apenas auto-avaliativo, mas acredito que ele acaba se tornando um instrumento confessional de meus sonhos.

Podemos dizer que há apresentação de dois documentos sinalizadores da vida acadêmica: o Curriculum vitae e o memorial. Quanto ao primeiro, foi anexado um documentocorrespondente, com cópia comprobatóras das declarações apresentadas. A elaboração do memorial, entretanto, não foi nada fácil, seu objetivo principal é o de permitir a conceitualização e reconceitualização de práticas em uso e a possibilidade de mudanças no modo de encarar o processo de identificação. Define-se o memorial como registro do processo de uma travessia, lembrança refletida de acontecimentosdos quais somos protagonistas. Assim, tentarei a seguir compartilhar com o leitor um pouco da minha trajetória acadêmica e profissional.

1 - BOAVENTURA, E. M. Memorial. 1995. Disponível em: . Acesso em: 21/10/09. 2 - MORAES, Irany Novah. Elaboração da pesquisa científica. 2. ed. amp. São Paulo: Álamo, Faculdade Ibero-Americana,1985.

2

O liveira, G .M .

M em orial

MedicinaVeterinária: um sonho de criança Quando criança, sempre havia algum animal de estimação na minha casa. Houve momentos em que parecia até um mini-zoológico: havia cães, gatos, pequenos pássaros (embora não gostasse de vê-los presos), cágados, préas, coelhos e até um sagüi e um mico-leão da capa dourada (sem saber dos riscos que corria ao conviver com animais silvestres). Esse contato freqüente com os animaisdespertou em mim o desejo de fazer algo mais: cuidar de sua saúde e bem-estar. Assim, em 1985, após concluir o Ensino Médio, submeti-me ao vestibular para o curso de Medicina Veterinária, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Ingressei na UFRPE em 1986 e conclui o curso em 1990. Durante o período acadêmico, direcionei minha formação para a área de clínica e cirurgia de pequenosanimais, com estágios em clínicas veterinárias e no hospital veterinário universitário. No ano de 1990, preocupada com o fim do curso e o fantasma do desemprego, prestei concurso público para a Secretaria de Saúde de Pernambuco na área administrativa como nível médio, por não ter ainda concluído a graduação. Fui aprovada e a minha convocação, nomeação e posse ocorreram no início do ano de 1991....
tracking img