Memorial reflexivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO PROGESTÃ
ATIVIDADE – Memorial Reflexivo MÓDULO II
TEMA – Como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar

As leituras e discussões doMódulo II baseiam-se na seguinte questão: Como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar?
Mais uma vez voltamos para o ponto fundamental dotrabalho gestor e os aspectos que permeiam uma gestão democrática que viabiliza a participação de todos no processo educativo.
Para que a comunidade escolar esteja envolvida nesteprocesso é preciso que cada um sinta-se co-responsável percebendo que o engajamento de todos é necessário para que de fato alcancemos a qualidade na educação.
Neste processo é defundamental importância que exista dentro da escola uma articulação entre todos os setores dentro da escola e também com os pais e a comunidade de entorno.
Para que esta articulaçãoaconteça de fato é necessário que todos os envolvidos sintam-se motivados a participar das ações e neste aspecto a equipe gestora tem um papel fundamental, atuando como um mediador capazde comunicar, divulgar e possibilitar espaços de discussão para levantamento de pontos que precisam ser melhorados e outros que precisem ser potencializados.
Uma gestão de fatodemocrática cuida das relações interpessoais favorecendo o diálogo dentro da escola e atua buscando parceiros. Estas parcerias se estabelecem quando são convidados a participar dasdecisões da escola o Colegiado Escolar, os Conselhos Escolares, Grêmio Estudantil, Líderes e Vice-líderes de classe.
Órgãos como o colegiado escolar favorecem e muito o processo detomada de decisões de uma gestão democrática, pois favorece a participação dos diferentes segmentos da escola através dos seus representantes. Assim é possível ouvir os segmentos
tracking img