Memorial reflexivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
GERÊNCIA DE PROJETOS ESPECIAIS
AGÊNCIA FORMADORA
PROFUNCIONÁRIO










[pic]















ARIQUEMES - RO

MEMORIAL REFLEXIVO DO MODÚLO VIII DATA 01/09/2012
Nome do Cursista: Darci Pereira de Assis
Nome do Tutor: Marcia Fuza Calderari
Curso: Profuncionário
Escola que Trabalha: CoraCoralina
Município: Ariquemes


INTRODUÇÃO:



A autora do módulo (oito) apresentou uma síntese sob a forma como o homem produzia seus textos bem antes de existir escrita. E a partir dai enfatizou diversos gêneros textuais. Neste sentido a autora faz um breve relato sobre a construção dos diferentes tipos de texto sendo que cada um tem um estilo diferente. Ele menciona também osrecursos estratégicos para que o texto seja claro, coeso eficaz. Neste intuito educacional o módulo oferece um embasamento teórico capaz de proporcionar a nós cursistas a adquirir habilidades para redigir desde um simples texto até um texto mais elaborado. Considerando que no mundo moderno de hoje tudo é muito rápido e prático torna-se necessário fazer um texto com uma comunicação objetiva. Assim quemler esta mensagem terá uma fácil compreensão.

No estudo do módulo referente à unidade 1 vimos à forma de registro que os povos antigos usavam para expressar as experiências pessoais do seu cotidiano. Foi muito importante saber o meio pelo qual as primeiras civilizações se comunicavam, por exemplo, a utilização da luz das fogueiras, do som dos tambores e de desenhos, como as pinturasrupestres. Tudo isso é muito interessante, pois os registros do memorial daquele povo encontradas em pedras e cavernas tornaram-se hoje as principais fontes do conhecimento que temos acerca do modo de vida de nossos ancestrais.

Foi muito enriquecedor conhecer textos em diferentes linguagens: escrita, gráfica, e artística relacionando-os com a prática do nosso cotidiano. Portanto foiimportante reconhecer texto através da música, Biografia ou Auto Biografia de uma pessoa, também a satisfação em apreciar uma boa poesia, em ler um texto com conteúdo que enfoca o exercício da cidadania. Entretanto o desenho é outra forma interessante de fazer um texto, pois através da intepretação dessa ilustração que obteremos a mensagem que o texto quer nos informar.

Ainda aprendemos nodecorrer do módulo, que em nosso dia a dia deparamos com produto contendo rótulo, conta de energia exibindo gráficos, estatística expressa em tabelas. Neste sentido é indispensável que saibamos fazer a leitura interpretativa desses tipos de textos. Pois esta informação pode ajudar-nos a cuidar da nossa saúde, isto é lendo a quantidade de caloria que está especificando naquele rótulo. O gráfico dotalão de energia nos informará a respeito da quantidade da energia consumida, ajudando o nosso planejamento a respeito da economia. O mesmo refere à tabela que nos ajudará organizar pesquisa de estatística, bem como um campeonato de um time de futebol e outros mais.

Tivemos também o esclarecimento sob como elaborar um texto de qualidade, pois é preciso de recursos estratégicos como: clareza,precisão, concisão e coerência e principalmente criatividade e objetividade. Utilizando todos estes artifícios obteremos um texto mais eficaz.

O módulo proporcionou compreensão e elaboração de documentos relacionados às práticas educacionais e documentos oficiais. Portanto evidenciou as características específicas de cada tipo de texto, isto é fazendo o uso da norma culta, da linguagemformal. Estes estilos de textos são pertinentes a tal categoria - Redação Oficial e Correspondência Oficial como: ofício, requerimento, memorando, relatório e ata escolar, etc. Partindo desse estudo do módulo ainda oportunizou a nós cursistas uma autonomia ao redigir documentos oficias de forma sucinta e objetiva, necessária as exigências do mundo moderno.













Pratique 1...
tracking img