Brand sense

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BRAND SENSE: Como ferramenta de conquista de um Share of Mind expressivo

Monaina Dantas Costa

Resumo
Este trabalho apresenta características do Brand Sense que contribuíam para fixação de determinada marca além de, apresentar a influência dos sentidos sensoriais tanto no processo de criação de identidade e personalidade da marca, quanto na escolha do consumidor. A justificativa para esteestudo é avaliar se o Brand Sense é a ferramenta mais eficaz para a conquista de Share of Mind expressivo.

Palavras-chave: Marca. Branding. Share of Mind. Brand Sense. Sentidos Sensoriais.

Introdução
Cada vez mais estamos testemunhando um consumidor interativo, ciente da diversidade de opções e que procura por vantagens intrínsecas no produto antes de efetuar a compra.
Nesse contexto, opropósito do branding é gerenciar marcas que criem envolvimento, paixão, emoção. Trazer o consumidor para próximo da marca, criar um relacionamento entre os dois, manter uma amizade, uma parceria.
Uma das atuais vertentes do Branding chama-se Brand Sense. O Brand Sense defende a construção e gestão da marca baseado nos cinco sentidos: Visão e Audição, os mais comuns e usados pelo mercado, além doTato, Paladar e Olfato.
A visão é o nosso sentido primordial e também, o sentido mais explorado na publicidade, a todo instante somos bombardeados de informações visuais.  E é essa “poluição visual” que torna cada vez mais necessário, uma publicidade diferenciada, que desperte o interesse do consumidor. Um exemplo é a identidade visual do Youtube, a logomarca do portal de compartilhamento devídeos tem auto índice de lembrança devido ao uso de elementos que compõem uma perfeita combinação, que vinculada a um bom trabalho de comunicação, permite o reconhecimento da marca mesmo quando retirado o nome do portal.

A audição é o segundo sentido mais usado na comunicação, depois da visão. Quando usado adequadamente tem o poder de aumentar expressivamente o índice de lembrança de uma marca, umavez que, sons e melodias tendem a “fixar na cabeça” dos consumidores. Entre os exemplos de sons muito bem sucedidos na publicidade estão os sound branding usados pela Coca-Cola e pela empresa de tecnologia, Intel.
O tato é um sentido muito trabalhado no próprio design do produto e quando usado de forma eficaz, o próprio design do produto, ou até mesmo sua embalagem, se encarrega de fazer apublicidade do mesmo, uma vez que, contribuem para um entendimento maior dos valores e características de uma marca. Um exemplo é o da Apple, com a patenteação da embalagem do IPhone, uma embalagem pesada, bem estruturada e com design arrojado, que revela o produto como mais robusto e com qualidade maior do que revelaria uma embalagem qualquer.
O Paladar quando bem trabalhado é considerado umaestratégia que valoriza os negócios de uma marca.  É o caso da grife italiana, Giorgio Armani, que além da sua linhas de roupas, perfumes, acessórios e produtos para casa, passou a vender vários tipos de chocolates, completando o universo da marca e os valores percebidos pelo consumidor através do paladar.
O cheiro é popularmente conhecido como o sentido mais marcante de todos, até mais que a visão.Investir no aroma da marca pode ser um diferencial, e foi esse o método usado pela Melissa para atrair novos consumidores. A marca de sandálias faz uso de aromas em todos os seus produtos, produtos esses que são facilmente reconhecidos apenas pelo cheiro.
Uma forma inovadora de comunicar e desenvolver produtos e serviços que envolvam o cliente numa atmosfera sensorial. Trabalhar com todas essassensações, criando um envolvimento emocional e direto com o público, é a proposta de Brand Sense.
Share of Mind, é o índice de lembrança espontânea, de determinado produto ou serviço, ou seja, o percentual de participação da marca na mente do consumidor. Diante desse conceito, o share of mind baseia-se em um dos principais objetivos da publicidade.
A proposta do artigo será então, analisar se o...
tracking img