O primeiro damismo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1º Damismo no Brasil

Aspectos importantes:

Inicio nos anos de 1800, através da figura de Dona Leopoldina, esposa de D. Pedro I(esta referencia feminina contribuiu para independência doBrasil, diante do seu dissernimento e clareza politica). Periodo em que a mulher era confundida com as propriedades do senhor/homem.

O primeiro-damismo nasce eminentemente como gestão politica deracionalidade decisória e de ausencia do marido governante, diferentemente dos moldes de atuação das primeiras-damas dos governos posteriores.

1940- Governo de Getúlio Vargas – reaparece afigura da primeira- dama(Darcy Vargas), e neste periodo inicia o processo de legalização da profissão, onde a Assistencia Social era objeto de estudo e atuação do Assistente Social.No contexto dasegunda guerra mundial, onde há uma necessidade de institucionalizar os serviços sociais para apoio às famílias daqueles enviados para guerra, surge a LBA. Esta estratégia foi importante para estimular aparticipação de brasileiros na guerra, especialmente diante do contexto de empobrecimento da população na época. Lança-se a campanha propagandista para buscar o apoio da população para o esforço daguerra. Getúlio se aliou ao grupo dos Estados Unidos, Inglaterra e França, apesar das similaridades do seu governo com o tolitarismo nazi- facista(governo autoritário – o indivíduo deve está subordinadoao Estado). Os EUA emprestou ao Brasil, na época, 20 milhões para a construção da Usina de Volta redonda(Rio de Janeiro).

O populismo de Getulio foi intensificado com o primeiro damismo,onde o trabalho social vai envolver o Estado, Empresariado, senhoras da sociedade burguesa e até pessoas pertencentes as camadas subalternas, permitindo assim uma forte estratégia para a regulação doEstado junto a estas classes subalternas.

Experiencia da Argentina – Evita Peron, esposa do Presidente Juan Domingues Peron. Evita agia como homem, e todos se espantavam com a forma que ela...
tracking img