Memorial de aires

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rev COC (PSS 2)

1. Julgue VERDADEIROS os itens que contêm afirmação correta, e FALSOS aqueles em isso não ocorre.

00 – No período romântico brasileiro, os aspectos estéticos e oshistóricos ligaram-se de modo especialmente estreito e original: entre nós, o Romantismo deu expressão à consolidação da independência, à afirmação de uma nova Nação e à busca das raízes históricas emíticas de nossa cultura — características que se encontram amplamente na lírica confidencial de Álvares de Azevedo e de Casimiro de Abreu.




11 – Olavo Bilac e Alberto de Oliveirarepresentam um estilo de época de acordo com o qual poesia deve
sustentar-se enquanto forma bem lapidada, cuja matéria-prima é um vocabulário raro, numa sintaxeelaborada, mas não pode afastar-se das tradições e das crenças populares, sem as quais não se enraíza
culturalmente.


22 – Castro Alves pode ser considerado um poeta maisligado à estética realista do que ao Romantismo, pela linguagem contundente com que analisa os problemas sociais da época.

33 – Os romances de Aluísio Azevedo mostram um evidenteinteresse social e humano de seu autor, capaz de dar vida a agrupamentos em que se dilui o caráter das personagens, numa visão fatalista das forças naturais que pesam sobre o homem.


44 – Oscríticos apontam uma fase inicial em Machado de Assis, cujos romances, como Iaiá Garcia e A mão e a luva são considerados ainda mais ligados à estética romântica, tendo esse autor firmado o ideal realista apartir de Memórias póstumas de Brás Cubas.

2. Julgue VERDADEIROS os itens que contêm afirmação correta, e FALSOS aqueles em isso não ocorre.

00 – Memórias de um Sargento de Milíciasé um romance que se enquadra cronológico e ideologicamente na estética realista, opondo-se ao ideário romântico, particularmente no que concerne ao seu final, à construção da personagem feminina...
tracking img