Memorial de aires

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Por Gaby Alves¹

Memorial de Aires, romance psicológico e última obra de Machado de Assis, foi publicado em 1908, mesmo ano da morte do escritor. A obra tem por tema a relação entre vivos e mortos e a velhice; a saudade de si mesmo. A crítica afirma que foi nesta obra que o genial escritor mais expôs os seus valores subjetivos, fugindo um pouco à sua característica mais marcante: a isençãonarrativa, seria um recurso usado pelo autor para abrir mão da autoria dos seus sentimentos. Tem como articulação a voz de um narrador duvidoso, moderno, que nos leva pela narrativa ficcional de suas memórias.
A assinatura “M. de A.”, que finaliza a advertência de abertura do livro, gera uma aproximação da figura do autor, Machado de Assis, com a construção da imagem do Conselheiro Aires.Quem me leu Esaú e Jacó talvez reconheça estas palavras do prefácio: Nos lazeres do ofício escrevia o Memorial, que, apesar das páginas mortas ou escuras, apenas daria (e talvez dê) para matar o tempo da barca de Petrópolis.
Referia-me ao conselheiro Aires. Tratando-se agora de imprimir o Memorial, achou-se que a parte relativa a uns dois anos (1888-1889), se for decotada de algumascircunstâncias, anedotas, descrições e reflexões, - pode dar uma narração seguida, que talvez interesse, apesar da forma de diário que tem. Não houve pachorra de a redigir à maneira daquela outra, - nem pachorra, nem habilidade. Vai como estava, mas desbastada e estreita, conservando só o que liga o mesmo assunto. O resto aparecerá um dia, se aparecer algum dia M. de A.(ASSIS, 1994, prefácio).
O romanceopera um verdadeiro retrocesso na obra machadiana. Nele o romancista retorna à concepção romântica, mitigada pelo ceticismo risonho do conselheiro Aires. Ai se respira a mesma atmosfera dos seus primeiros romances: os seres são de eleição e a vida gira em torno do amor. Distingue-o, porém, e torna-a muito superior àqueles a mestria do ofício, o domínio do instrumento. Como novidade, traz a forma dediário e o narrador não é onisciente; observa como simples comparsa as personagens principais, procura adivinhar-lhes o íntimo através de suposições próprias ou através de informações alheias.
O diário compreende dois anos na vida de um sexagenário que, com sua proverbial, mas plácida sabedoria, ilude e engana o leitor com pequenas observações carregadas de perspicácia. Nele o narradorrelata, miudamente, sua vida de diplomata aposentado no Rio de Janeiro, de 1888 e 1889. Sucedem-se, nas anotações do conselheiro, episódios envolvendo pessoas de suas relações, leituras do seu tempo de diplomata e reflexões quanto aos acontecimentos políticos. Destaca-se, dando certa unidade aos vários fragmentos de que livro é composto, a história de Tristão e Fidélia. Trata-se de um livro concebidoem tom íntimo e delicado, às vezes melancólico.

Gênero
Memorial de Aires é apontado como o romance mais projetado da personalidade de Machado de Assis, nele o autor pôs muito dos últimos anos de sua vida com Carolina, sua esposa falecida quatro anos antes da publicação, revelando uma visão melancólica da velhice, da solidão e do mundo. D. Carmo, esposa do velho Aguiar, seria a projeção daprópria esposa de Machado. O estilo é de extrema sobriedade, e o autor, já na velhice, pretendeu com este livro prestar um depoimento em favor da vida, ainda que em tom de mal disfarçada tristeza e até mesmo desolação.
A ironia e o sarcasmo dos livros anteriores são substituídos por um tom compassivo e quase melancólico, as personagens são simples e bondosas, muito distantes dos paranóicose psicóticos dos romances anteriores.

Tempo
O tempo dá a sua direção no discurso através do narrador que faz a reconstituição dos fatos, escolhendo o que contar. O tempo no plano imaginário, segundo a descrição de Roman Ingarden em sua Fenomenologia da obra literária, não é apresentado senão através dos acontecimentos e suas relações, salvo quando ocorrem assinalando momentos ou fases...
tracking img