Memoria virtual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
PÓLO: PORTO FRANCO

Curso de Licenciatura em Informática

MEMORIA VIRTUAL

Porto Franco – Ma
2012
Elder Marinho Castro
Raimundo Farias Neto
Vanessa Castro Lima
Zacarias Gomes Albuquerque

MEMORIA VIRTUAL

Trabalho apresentado à disciplina SistemasOperacionais para obtenção parcial de nota.

Porto Franco – Ma
2012
INTRODUÇÃO

As tecnologias utilizadas no mundo da computação com o passar do tempo se desenvolvem com numa velocidade espantosa,  fazendo com que os aplicativos exijam cada vez mais recursos do sistema para um melhor desempenho em sua execução. Consequentemente, a memória requisitada também terá sua quantidade aumentada parasuportar na mesma proporção que é exigida.
Em grande parte dos computadores, a quantidade de memória RAM instalada por padrão não dá conta de rodar  sozinha os mais importantes aplicativos (navegador, suíte de criação,  comunicadores instantâneos)  ao mesmo tempo. Por esse e outros motivos, o mecanismo de Memória Virtual foi desenvolvido, visando compartilhar a RAM de maneira eficiente entre osprogramas. Logo, sua importância para a computação é inegável, principalmente por aproveitar ao máximo o uso da RAM. 
Neste trabalho, queremos focar no modo como esse mecanismo da Memória Virtual funciona na atualidade. Apesar dos vários exemplos simplificados durante o texto, o assunto de modo geral é um pouco mais complexo que o normal, exigindo uma atenção extra durante a leitura. Antes de falarsobre a Memória Virtual em si, é importante rever alguns conceitos relacionados ao modo como os programas são armazenados na memória.
O processador precisa de espaço para arrumar instruções contidas no programa e executá-las rapidamente, sendo eu todo programa executado esta na memória RAM, seja um software, um antivírus, um protetor de tela, uma impressão etc. Em termos de hardware, sãopequenos pentes que são encaixados nos slots de memória das placas mãe. Atualmente, temos pentes (os mais comuns)de 64MB – 128MB – 512MB – 1GB – chegando até 4GB, a capacidade total de memória depende do pente e do numero de slots na placa mãe, geralmente 4 slots de 72 vias. É na memória que ficam todas as informações hostilizadas durante as operações de escrita ou leitura nas unidades de armazenamentoe os programas, cache de software para hard-disk, drives virtuais e vírus.

COMO OS PROGRAMAS SÃO ARMAZENADOS NA MEMORIA FISICA?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os programas ficam divididos em vários pequenos pedaços na memória física e não de forma contínua. Por exemplo, a tabela abaixo demonstra um exemplo de como os aplicativos Firefox, Skype e Photoshop poderiam estarpresentes em uma memória RAM de 8 posições:

Como é possível observar, as posições são ocupadas da seguinte forma:

Apesar de a memória ser dividida em pequenos pedaços, cada programa é enganado pelo sistema operacional, pensando que a memória é contínua e exclusiva só para ele. Isso acontece por causa do mecanismo de Memória Virtual, que consiste em criar tabelas que relacionam posições virtuais ereais da RAM para um mesmo aplicativo.
Por exemplo, o layout de memória (muito simplificado) que o Firefox enxerga seria algo como o mostrado abaixo:

Olhando a tabela acima, o Firefox enxerga a memória de forma contínua (posições de 0 a 2) , enquanto a RAM trabalha de forma dividida em pequenos pedaços. Como é possível notar, a ordem dos dados não precisa ser a mesma, visto que a posiçãovirtual 1 corresponde à real 4, e a posição virtual 2 corresponde à real 2.

VANTAGENS - MEMORIA VIRTUAL:

* Executar programas maiores que o tamanho da memória.
* Executar programas carregados parcialmente.
* Permitir mais do que um programa ao mesmo tempo.
* Permitir código independente de posição.
* Libertar programadores da alocação de memória.
* Permitir...
tracking img