Substantivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UDC – FACULDADE DINÂMICA DAS CATARATAS
CURSO DE LETRAS/INGLÊS
DISCIPLINA DE LITERATURA AFRICANA

Antopofagia da cultura crioula no processo formação da língua brasileira: representada empiricamente na obra marco zero de Oswald de andrade
*Fabiano Soares Garcia

INTRODUÇÃO
Este trabalho é de literatura, entretanto, seria conveniente falarmos do discurso, da necessidadedo discurso, do sujeito discursivo, ou melhor, do homem como sujeito sócio-histórico-ideológico. A linguística, uma ciência moderna, propõe estudo do homem e a língua dentro do contexto histórico e, consequentemente, ideológico.
Este estudo terá validade se projetarmos no presente, no contemporâneo. Isto não implica em rejeitá-lo ou aceitá-lo apenas compreendermos a variedade de nossa língua.Este trabalho é uma forma nostálgica de recordarmos o passado de nossa língua para melhor compreendermos o presente. Nosso empenho é recordarmos o passado de nossa língua, as transformações então ocorridas e o que foi implantado, transplantado e transformado. Demonstrando, assim, o quanto nossa língua é rica e diversa.
O objetivo aqui é tornar evidente a influência da cultura negra na linguagembrasileira contida mais especificamente na obra do modernista Oswald de Andrade: Marco Zero: A Revolução Melancólica.
Analisando a língua brasileira observamos que atingimos uma diversidade única e própria compondo a identidade desta nação. Isto é resultado da diversidade linguística que a influenciou. O crioulo por exemplo.
Apesar da distância entre África e Brasil estas nações sempre mantiveramuma relação estreita. Não somente pela exploração europeia e a implantação da cultura do branco como pela presença da exploração da mão de obra negra na produção de engenho e mineral no período de escravidão.
Cessado a escravidão no Brasil passamos por um período único em nossa história que até hoje não esta bem resolvida. A inserção do negro e de outras culturas na sociedade brasileira.
Nestesentido Oswald de Andrade propõe o manifesto antropofágico que trata basicamente da assimilação, deglutição, internalização da cultura estrangeira a favor da cultura própria, da cultura brasileira.

A OBRA
Tupi or not Tupi: That´s the Question. Esta alusão shakeasperiana traduz conceitos e ideias do movimento antropofágico proposto por Oswald. Em sua obra, Marco Zero, Oswald propõe o romancemural que vem a quebrar com certos conceitos de romance até então. Influenciado pelas, então, novas edições cinematográficas lança o romance mural onde o protagonista é o coletivo.
Nesta coletividade o autor trabalha as mais amplas faces sociais brasileiras; trabalha a riqueza, a pobreza, a marginalidade, o branco e o negro.
Tão brevemente, esta obra oswaldiana, traz, com tom patriótico,acontecimentos históricos do processo de colonização:
“As caravelas de Martim Afonso haviam aportado ali trinta anos depois do acaso cabraliano.” (pag.16).

LÍNGUA BRASILEIRA
Antigos mas fortes, os laços e influências do crioulo na língua brasileira atingiram um status depreciativo, de preconceito ou incultura. Se olharmos à base da colonização brasileira veremos, eternizado em nossa história, apresença da mão de obra negra, que, com grande prestígio, trazem ao hoje suas consequências.
E este não foi a única contribuição do negro ao povo brasileiro – sua linguagem única- A cultura do povo aqui trazido, tendo que se mover e se transformar, também transformou os costumes, a ideia e a religião de nosso povo, fazendo parte de nossa vida cotidiana.
Marco Zero foi elaborado para demonstrar o rumodo país migrando de passado colonial ao promissor futuro capitalista.
Trabalharemos de forma empírica por ser uma obra ficcional, entretanto destacaremos observações exatas, mas não isoladas, da cultura de um povo que não teve, devido ao período de escravidão, outra forma de exteriorização artística deixando nas raízes de nossa língua sua principal influência.
Em seu primeiro capitulo “A Posse...
tracking img