Memoria de filosofia do direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FAHESA – FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS, ECONÔMICAS E DA SAÚDE DE ARAGUAÍNA
ITPAC – INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
CURSO DE DIREITO/NOTURNO

MEMÓRIA DE AULA

Angélica da Silva Xavier
Leila Cardoso Vitor
Mayny Turibus de Sousa
Osvaldo Rodrigues Silva Junior

Araguaína–Tocantins
Junho/2011
SEGUNDA MEMÓRIA DE AULA


Esta memória de aula é referente à segundafase de estudos da sociologia correlacionada ao direito em nossas vidas acadêmicas, sendo esta fase, também ministrada pelo Professor Edimarcio Testa, e referente ultima nota parcial determinada para as memórias de aulas. Ela tem como objetivo em caráter de avaliação do professor, determinar a fixação de todo o conteúdo que foi dado em sala de aula, quando esta fase teve inicio.

1. SOCIOLOGIASINTÉTICA E ANALÍTICA
No dia 15 de março de 2011, um dia após a primeira avaliação de Sociologia e Direito, o professor explicou sobre sociologia sintética e sociologia analítica. Com o auxilio da lousa e de seu conhecimento, o professor falou que para Comte, em sua obra denominada Curso de filosofia positiva, a sociologia sintética é a ciência de observação dos fatos sociais e que seu objeto deestudo é a totalidade dos fenômenos sociais a serem estudados em seu conjunto, em suas leis. Também explicou que para Durkheim e Weber, o objeto de estudo da sociologia analítica são grupos ou aspectos particulares dos fenômenos sociais, a partir dos quais são feitas generalizações oportunas.
Desta forma aprendemos que a sociologia sintética, defendida por Comte, estuda todo o conjunto dosfenômenos sociais, ela parte do concreto para o abstrato, dos fatos para a teoria, do particular para o universal, da parte para o todo, da multiplicidade para a unidade, ou seja, ela estuda o todo para entender a parte. Aprendemos ainda que, a sociologia analítica, defendida por Durkheim e Weber, estuda aspectos particulares dos fenômenos sociais, que ela parte do abstrato para o concreto, do universalpara o particular, da unidade para a multiplicidade, do todo para a parte, da teoria para os fatos, ou seja, ela procura estudar a parte para entender o todo, evitando perder o controle dos fatos. Percebe-se que uma é o oposto da outra.
Dentro deste contexto, o professor também mostrou alguns exemplos de sociologia especiais ou regionais sendo elas a Educação, Religião, Família, Rural, Urbana,Arte, Direito etc. e ressaltou que a nossa disciplina surgiu na virada do século XIX para o XX, com Durkheim e Weber. Para encerrar a aula, o professor Edimarcio fez uma breve abordagem sobre Sociologia Jurídica, escrevendo na lousa sua definição segundo Sabadell, “A sociologia jurídica examina a influência dos fatos sociais sobre o direito e as incidências deste último na sociedade, ou seja, oselementos de interdependência entre direito e sociedade, realizando uma leitura externa do sistema jurídico”.

2. DEFINIÇÃO DE SOCIOLOGIA JURÍDICA
No dia 28 de março, o professou explicou mais profundamente sobre sociologia jurídica. Reutilizou o conceito de sociologia jurídica que tinha usado na aula anterior, dizendo que a sociologia jurídica, segundo Sabadell, examina a influência dos fatossociais sobre o direito e as incidências deste último na sociedade, ou seja, os elementos de interdependência entre direito e sociedade, realizando uma leitura externa do sistema jurídico.
Com isso, explicou ele sobre a relação de interdependência entre sociedade e direito nos mementos de produção, aplicação e decadência das normas. Também argumentou que a sociedade apresenta uma causa, umproblema, o direito cria uma lei que é voltada para essa causa gerando seus efeitos na sociedade e citou o exemplo da lei seca que, por ter muitos acidentes, gerando um alto custo de reparo de danos e um alto índice de óbitos (causa), fez com que o direito criasse a lei seca, o que gerou efeitos na sociedade sendo eles bons (diminuição no número de acidentes e registros de óbitos) e também ruins...
tracking img