Auditoria interna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade uma breve analise das atividades do auditor interno e como estas podem influenciar no processo de gestão, dando ênfase a necessidade de revisar os vários processos executados pelos setores de uma organização.
O contador na modalidade de auditor passou a ter papel importante para os administradores, pois era preciso um acompanhamento periódicodas atividades exercidas internamente pelos membros das organizações visando uma melhoria na eficiência e eficácia das atividades internas.
Diante disso, surge o seguinte questionamento: ”Como pode o auditor interno interferir no processo de gestão”?
A presente pesquisa tem como objetivo geral demonstrar a importância da Auditoria Interna de Processos nas organizações, e que estaAuditoria pode ser entendida como uma ferramenta de apoio à gestão através da avaliação, melhoria e fortalecimento de fluxos de processos organizacionais e dos controles internos aplicáveis. De forma que como objetivos específicos irá relatar o conceito e objetivos da auditoria interna; Descrever gestão organizacional e Evidenciar quais vantagens a auditoria interna trás para o processo de gestão.
Omotivo para a elaboração da presente pesquisa é a importância que um profissional de contabilidade em uma especialidade específica como a Auditoria pode exercer em um processo de tomada de decisão e como este pode sugerir mudanças ou ate mesmo complementar certas normas ou regras internas para que melhore de forma positiva os resultados obtidos em um determinado período de tempo.
Opresente trabalho consiste numa pesquisa exploratória sobre o tema auditoria interna e gestão organizacional, baseando no confronto entre auditores e administradores, como a auditoria pode ser usada como ferramenta pela gestão e como ambos podem ter compartilhamento na tomada de decisão.
A pesquisa esta pautada em conceitos e aplicações de autores de livros, publicações e artigos da internet ealguns periódicos.

2. REFENCIAL TEÓRICO

2.1.Auditoria

2.1.1. Conceito:

A profissão de contador na atividade de auditor foi estruturada na necessidade que tinham os usuários da informação contábil de uma opinião mais objetiva que lhes desse maior confiabilidade às revelações que a gerência faz, por meio das demonstrações contábeis.
Segundo a doutrina de Franco :
A auditoriacompreende o exame de documentos, livros e registros, inspeções e obtenção de informações e confirmações, internas e externas, relacionadas com o controle do patrimônio, objetivando mensurar a exatidão desses registros, e das demonstrações contábeis deles decorrentes.

A auditoria é um conjunto de procedimentos que tem por objetivo a revisão das demonstrações contábeis, financeiras, transações eoperações feitas por um contador visando verificar a fidelidade dessas demonstrações com a real situação da empresa. Sua principal função é manifestar uma opinião sobre as demonstrações contábeis de determinada empresa envolvendo todos os registros e controles desenvolvidos internamente.

2.1.2. Auditoria Interna

Podemos entender a auditoria interna como uma atividade de auxilio a administração, poisexamina as atividades desempenhas por cada área da empresa confrontando uma situação encontrada com um determinado critério, ou seja, a comparação entre um fato ocorrido com o que deveria acontecer. O acompanhamento dessas atividades tem como objetivo verificar se esta sendo seguindo as normas internas e para que se atinja o objetivo da empresa.
A auditoria interna surgiu como uma ramificação daauditoria externa. O auditor externo por passar um período de tempo muito curto na empresa o seu trabalho sempre estava voltado para as demonstrações contábeis. Para atender a Administração notou-se que era necessária uma auditoria mais periódica, visando não somente as demonstrações contábeis, mas também outras áreas não relacionadas à contabilidade.
Não deve haver limitações, no âmbito da...
tracking img