Meliponicultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tópicos:
1. Manejo. Esta é a principal ação de sucesso com as abelhas nativas. As ações de manejo se forem realizada corretamente represente uma parte do sucesso na Meliponicultura, tanto quando o objetivo é dividir as colônias ou para produção de mel, outra parte do sucesso esta relacionado a florada e ao local onde esta instalado o meliponário.
2. Abrir e Fechar a Colméia. Esta é umaação do manejo que deve ser realizada com bastante cuidado. Se não for realizada corretamente, as abelhas vão ter cada vez mais trabalho para consertar sua casa, gastando muita energia e consumindo muito alimento e tempo,causando assim retrocesso no desenvolvimento da colônia.Não se deve abrir uma colméia sem estar pronto para efetuar algum tipo de manejo.
3. Limpeza da Tampa. A retirada daGeoprópolis ou Betume da Tampa da caixa só deve ser realizada quando atrapalhar a ida das abelhas ao prato de alimentação. O acumulo de betume acontece quando não fechamos corretamente a tampa da colméia.
4. TROCA DE GAVETA. Quando a quantidade de geoprópolis for completa que dificulte a chega das abelhas ao pote de alimento, devemos trocar por outra melgueira nova.
5. FITA GOMADA. A vedação dasemendas das gavetas é importante quando desemendamos as gavetas para realizar algum manejo com a colônia. Esta fita é importante para prevenir a entrada de inimigos das abelhas e evitar entrada de vento e manter a temperatura dentro da colônia. Usar fita crepe de 19 milímetros. Colar a fita na madeira passando a unha por cima, para ficar bem fixada. As abelhas colam as emendas por dentro em poucotempo.
6. Canivete. O canivete é uma importante ferramenta de manejo. O canivete serve para abrir e soltar diversas partes da colméia, e fazer pequenos manejos, como remover geoprópolis.
7. ÓLEO QUEIMADO. O óleo queimado serve para impedir a subida de inimigos que podem causar a morte da colônia. Esta proteção e tão importante que sem ela é quase impossível manter a colônia longe decupins e fórmulas.
8. Colméia Isolada. É importante que a colméia fique afastada de galhos de árvores e capins que podem servir de passagem dos inimigos das abelhas para a colônia.
9. Pancadas e Solavancos. Nunca bater pregos ou qualquer outro tipo de pancada na colméia. Evitar ao Maximo a presença de animais que possam bater nos barrotes de sustentação das colméias, exemplo porco, boi, etc. Nocaso da remoção do geoprópolis das paredes da melgueira, uma pessoa tem que segurar firme a colméia, enquanto outra retira o Maximo cuidado o geoprópolis, assim evita se que gore os ovos de recente postura dos disco de postura.
10. Alimentação complementar. Nos períodos de baixa florada é necessário que as abelhas recebam uma alimentação complementar.
Quando Alimentar as Abelhas. Aalimentação das abelhas depende de vários fatores que influenciam diretamente no desenvolvimento da colônia, como: Volume de alimento estocado. Se o volume de alimento estocado for compatível com o tamanho do ninho não precisa dar alimento complementar as abelhas. FLORADA LOCAL: Se tiver num período de grande florada é bom deixar em espaço maior entre uma alimentação e outra.

Em período de baixaflorada recomendamos os seguintes intervalos de alimentação:

* Colônias Fraca, repetir alimentação a cada 5 dias.
* Colônia em desenvolvimento médio, repetir alimentação a cada 7 dias.
* Colônias fortes, é bom alimentar a cada 5 dias. Se não tiver cheio de alimento.
Devemos estabelecer um calendário de acordo com o desenvolvimento de cada colônia.
OBS. Quando sobrar alimento nos pratosnão precisa alimentar as abelhas. E Jogar fora o resto do xarope que sobrou. Quando for fazer a próxima alimentação prestar atenção se não há furo no fundo dos pratos que pode vazar o xarope e danificar os ninhos. Também é necessário soltar os palitos que as abelhas geralmente fixam no fundo do prato, os palitos tem que estar flutuando para impedir a causa de morte das abelhas por...
tracking img