Investidores institucionais e fundos de investimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INVESTIDORES INSTITUCIONAIS E FUNDOS DE INVESTIMENTOS

INVESTIDORES INSTITUCIONAIS

São todas as pessoas jurídicas que tem obrigações legais de investir parte de seu patrimônio no mercado financeiro, são eles:
• Fundos de investimentos;
• Fundos de pensão;
• Companhias seguradoras;
• Sociedades de capitalização;
• Clubes de investimento;
• Entidades deprevidência privada;
• Outros.

Os Investidores Institucionais são os participantes mais importantes do mercado financeiro, sendo a carteira de investimento dessas associações formada basicamente pela captação de recursos junto a seus poupadores e por rendimentos reaplicados. A maior parte do recurso é aplicada no mercado financeiro para geração de rendimentos patrimoniais, e uma pequena parteé para formação de uma reserva de risco. Toda a operação é feita dentro de uma visão de retorno a longo prazo e aceitam maior risco desde que recompensado pelos retornos mais altos.

FUNDOS DE INVESTIMENTO

É um conjunto de recursos monetários, formado por depósito dos investidores (cotistas) que se destinam à aplicação coletiva em carteira de títulos e valores imobiliários.

Os Fundosde Investimento representam grupos de investidores (condomínios) e oferecem a comodidade de administrar seus recursos de maneira profissional. Por se apresentar como forma coletiva de aplicação, os fundos trazem vantagens ao pequeno investidor.

Os Fundos de Investimento são regidos por um Regulamento, disponível a todos os participantes, onde está estabelecida todas as regras básicas de seufuncionamento e informações relevantes como o tipo de ativos que comporão sua carteira, limites máximos e mínimos de cada um dos ativos, estratégias de investimentos selecionados, risco, etc. As principais decisões que envolvem o patrimônio dos Fundos de Investimentos são tomadas em Assembléia Geral, sendo a gestão do Fundo exercida por um administrador eleito pelos cotistas. Esse gestor éresponsável por selecionar os ativos que irão compor a carteira (risco-retorno), decidir compras e vendas de ativos no mercado representando os cotistas, etc.

Encargos dos Fundos de Investimentos

Taxa de Administração - É cobrada pela instituição financeira pelos serviços prestados de administração do fundo e de gestão da carteira. É fixada pela administradora do Fundo, sendo cobrada sobre ovalor total da aplicação de cada cotista, independente do resultado auferido.

Taxa de performance - É cobrada com base no desempenho apresentado pela carteira do fundo em relação a um índice de mercado.
Por exemplo, se a taxa de performance for 20% sobre Ibovespa, significa que será cobrado este percentual sobre o rendimento que exceder o índice Bovespa no período.

Riscos nos Fundos deInvestimentos

Risco de Crédito - Possibilidade de um título integrante da carteira de investimento do fundo não ser pago pela instituição emitente, ou liquidado com atraso.

Risco de mercado - Possibilidade de variação no valor dos títulos da carteira de investimento, sendo determinada por variáveis como inflação, taxas de juros da economia, variação cambial, etc.

Risco de liquidez -Reflete as dificuldades que podem ser encontradas para a venda de títulos da carteiras de investimentos, explicadas por baixa liquidez de recursos no mercado ou falta de atratividade na compra de títulos.

Risco de sistêmico - É determinado pelo comportamento da conjuntura, tanto nacional como internacional, que atua sobre as taxas de juros do mercado, cambio e preços em geral.

INVESTIMENTOSIMOBILIÁRIOS

O mercado de capitais vem oferecendo uma crescente variedade de alternativas financeiras para investimentos no mercado imobiliário. Além da compra direta do imóvel, são oferecidos produtos como:

Certificados de Recebíveis Imobiliários - São títulos de renda fixa emitidos por sociedades securitizadoras*. Estes títulos tem como lastro uma carteira de créditos imobiliários...
tracking img