Ecnomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (1000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTIONÁRIO DE ECONOMIA

Manaus
Setembro- 2011

QUESTIONÀRIO DE ECONNOMIA

Jéssica Nelson de Oliveira Mota
RA 287350

Questionário apresentado ao professor Josemar Teixeira
Da disciplinade Economia da turma N10, Turno Noturno do curso de Administração.

Manaus
Setembro – 2011

1 – Escassez significa o mesmo que pobreza? Justifique sua resposta.

R: Não. Pobreza significa terpoucos bens. Escassez significa mais desejos do que bens para satisfazê-los, mesmo que haja muitos bens.

2 – Segundo o pensamento Keyneseano, a premissa fundamental para se compreender uma economiaencontrava-se na simples observação dos níveis de consumo e investimento do governo, das empresas e dos próprios consumidores. Partindo desse principio, a doutrina de Keynesiano aponta que, no momentoque as empresas tendem a investir menos, inicia-se todo um processo de retração econômico que abre portas para o estabelecimento d uma crise.
Com base nesse contesto responda:
O que o estadodeveria fazer segundo Keynes para se evitar uma crise?

R: O Estado deveria assumir a maior parte da responsabilidade na organização dos investimentos, por meio de uma política de regulação que visasseminimizar sua instabilidade. Com o objetivo de conduzir o pleno emprego

3 – O governo intervém na formação de preços de mercado, quando fixa impostos, dá subsidio, estabelece critérios de reajuste desalario mínimo, fixa preços mínimos para produtos agrícolas, decreta tabelamentos ou, ainda, congela preços e salários. Como podem ser divididos os impostos? Explique-os.

R: Impostos diretos: sãoimpostos que incidem sobre a renda. Ex.: Imposto de renda.

Impostos indiretos: são impostos que incluem sobre o consumo ou sobre as vendas. Ex.: IPI, ICMS, etc. Entre os impostos indiretosdestacam-se dois tipos: Imposto específico: recai sobre cada unidade de mercadoria vendida, ou seja, o valor é fixo independentemente do valor da mercadoria.

Imposto Ad Valorem: é fixado por...
tracking img