Meiose e mitose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTEÚDO SEGUNDO BIMESTRO OITAVA SÉRIE CIÊNCIAS

Célula: unidade básica do funcionamento do organismo

Todos os seres vivos, exceto o vírus, são constituídos de uma célula (os unicelulares, comoas bactérias) ou de varias células (os pluricelulares, como os seres humanos). As células, na grande maioria, são microscópicas (tamanho de milésimos de milímetros).

Origem do termo “célula”: em1665, o cientista Robert Hooke observou ao microscópio um delgado corte de cortiça e percebeu suas numerosas cavidades, por ele denominadas células. O estudo da estrutura e função das células é aCitologia. Hoje sabemos que as células não são vazias, pois possuem um conteúdo vivo.

[pic]

Lembre que: Os cromossomos contêm genes (unidades químicas constituídas de DNA, responsáveis pelascaracterísticas dos indivíduos).

Membrana Celular

Constitui uma barreira divisora entre os meios intracelular e extracelular, protegendo todo conteúdo celular.

Apresenta algumas propriedades tais como:- Permeabilidade Seletiva;

- Resistência Mecânica;

- Elasticidade;

- Capacidade de Regeneração;

- Resistência Elétrica;

- Propriedade Antigênica.

Divisão Celular

Mitose

Amitose é um tipo de divisão celular equacional, ou seja, as células-filhas possuem o mesmo número de cromossomos da célula-mãe. Na espécie humana ocorre desde a formação do zigoto, ao longo dodesenvolvimento embrionário e crescimento do organismo, ossos, músculos, etc. Também se pode observar divisões mitóticas na regeneração e cicatrização de tecidos, além de ocorrer em outras espécies animais evegetais.

Antes de a célula entrar em divisão, é necessário ocorrer a duplicação do DNA ainda na interfase. A partir daí ocorrerá uma sucessão de eventos até a formação de duas células-filhas. Parauma melhor compreensão, a mitose é dividida nas seguintes fases:

[pic]

O intervalo I do gráfico corresponde a interfase que se subdivide em três períodos:

G1: antes da duplicação do DNA....
tracking img