Meios de estocagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Uma população microbiana, sob condições naturais, contém muitas espécies diferentes. Os microbiologistas devem ser capazes de isolar, enumerar, e identificar os microrganismos em uma amostra, para então classificá-los e caracterizá-los.

MEIOS DE ESTOCAGEM

Utilizado para a manutenção da viabilidade e das característicasfisiológicas de uma cultura, a qual pode exigir um meio diferente daquele ótimo para o seu crescimento - o desenvolvimento rápido e luxuriante pode estar associado com a rápida morte celular. Assim p.ex., a glicose, que favorece com freqüência o crescimento, também desenvolve maior quantidade de ácidos no meio, sendo preferível omitir a glicose na preparação de um meio de estocagem.Cultura Contínua
Usadas para simular o habitat natural de uma espécie microbiana para estudar sua estabilidade genética em relação ao tempo. Nas indústrias, manter as células em fase de crescimento logarítmico ativo cessará o volume máximo de produtos desejados.
Culturas Sincrônicas
As células se dividem todas ao mesmo tempo, mais podese conseguir isto (por um determinado período), por exemplo semeando uma cultura em uma temperatura razoável para seu crescimento, mantendo-a nessa temperatura, onde elas metabolizarão lentamente, mas não se dividirão. Quando a temperatura é rapidamente aumentada para a de crescimento ótimo da célula, estas sofrerão divisões sincronizadas (ao mesmo tempo). As culturas sincrônicas permitem aospesquisadores estudar o crescimento microbiano, a organização e a morfogênese durante estágios particulares do ciclo de divisão celular.Na verdade não é prático analisar uma única célula microbiana, por causa do seu tamanho diminuto. Entretanto, se todos as células em uma cultura estão no mesmo estágio de crescimento a informação que se pode extrair de toda a população de células pode ser extrapoladapara fornecer informações aplicáveis a uma única célula.
Controlar - destruir, inibir ou remover. Vários são os agentes físicos e químicos que podem ser utilizados para manter os microrganismos em níveis aceitáveis.
Processos usados: aquecimento, baixas temperaturas, radiação, filtração e dessecação. O método de escolha depende do tipo de material que contém o microrganismo: (1) meio de cultura;(2) produtos farmacêuticos; (3) superfície de instrumentos cirúrgicos; (4) sala de cirurgia de um hospital; (5) alimento de consumo humano.
Substâncias químicas que matam os microrganismos, ou previnem o seu crescimento são chamados de agentes ANTIMICROBIANOS (antibacterianos, antivírus, antifúngicos, antiprotozoários)
Antimicrobianos: Que matam os microrganismos - MICROBICIDA (bactericida,fungicida, viricida)
Esterilização - destruição de todos os microrganismos presentes em um material, incluindo esporos.
Que apenas inibem o crescimento dos microrganismos - MICROBIOSTÁTICOS (fungistático ou bacteriostático)
Aspectos fundamentais que se deve aplicar aos agentes físicos e químicos:
1. Padrão de morte em uma população microbiana
O critério de morte de um microrganismo em Microbiologia ébaseado em uma única propriedade: a capacidade de se reproduzir. Assim a morte de um microrganismo é definida como a perda da capacidade de reprodução. A avaliação da eficiência de um agente microbicida pode ser testada cultivando uma amostra do material tratado para determinar o número de sobreviventes.
2. Condições que influenciam a atividade antimicrobiana:
* Tamanho da população microbiana- quanto maior mais tempo para morrer
* Concentração do agente microbicida - quanto menor a concentração mais tempo leva para destruir
* Tempo de exposição ao agente microbicida - quanto maior o tempo de exposição maior será o número de células mortas
* Temperatura em que são expostos ao agente microbicida - quanto mais alta a temperatura mais rapidamente a população é morta
*...
tracking img