Karl max - economia conteporania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Karl Marx


Em resumo possível neste, o Capital descreve a sociedade burguesa e do sistema capitalista, comparado a uma imensa produção incessante de mercadorias; assim se confirma a lei do valortomada por economistas clássicos (lei que revela a própria essencia do capitalismo: exploração da força de trabalho). Do acúmulo de riqueza, baseada nessa exploração; globalmente, irá criar riquezapara uns e mizéria para tantos. Isso cria o chamado supepovoamento capitalista, um exército de reserva de trabalho (desempregados, mesmo com plenas capacidades produtivas). Trata-se de uma contradiçãofundamental que só pode se acentuar com o tempo. O trabalhador, conceito de Marx de proletário, é criador da riqueza e ao mesmo tempo relegado à miséria. Diante dos capitalistas, burgueses, donos dosmeios de produção, os trabalhadores tendem a se organizar para travar uma luta política a fim de inverter a lógica de poder, passando esse poder aos trabalhadores. Então, baseando-se que cada processohistórico, cada fase de desenvolvimento humano, realiza-se um processo dialético por meio do qual o sistema de produção trázà tona uma classe dominante e, consequentemente, uma classe dominada, que,tomando consciência de sua realidade histórica e tornando-se revolucionária, acaba por conquistar o poder.

Assim, o sistema capitalista traz em si os germes de sua própria destruição (como assim ofeudalismo trouxe os capitalistas como germe destrutivo dela). Marx salienta uma teoria das crises, que aparecem sempre que não seja possível escoar todas as mercadorias produzidas. Tais crises são,resultado direto das contradições internas do sistema, são inevitáveis e irão desmantelando e enfraquecendo aos poucos o capitalismo.


Karl Marx, filósofo alemão, nasceu em Trier, em 1818. Estudouem Berlin, onde se doutorou em Filosofia. Conheceu Friedrich Engels em 1844(Paris), com quem manteve estreita amizade e produziu diversas obras em comum. Foi Expulso da França e estabeleceu-se em...
tracking img