Sistema de estocagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Estocagem
O termo estoque pode ser definido como a acumulação armazenada de recursos materiais inseridos em um sistema de transformação ou qualquer recurso necessário para dar origem a determinado bem. Assim, ele existe devido à diferença de ritmo ou de taxa entre fornecimento e demanda.

Através dos estoques devem-se examinar os procedimentos destinados ao funcionamento operacionale seu controle, assim como os critérios que podem ser utilizados na renovação dos estoques. As analises destinadas a avaliar um sistema de controle de estoques conduzem à procura de respostas para duas perguntas básicas, sendo elas: “Quando repor?” e “Quanto repor?”.

A primeira pergunta faz referência à necessidade saber o momento exato de renovar os estoques de cada item, com a finalidade demanter, de forma adequada e otimizada o suprimento desses materiais. Já a segunda indagação, remete à necessidade de definir a quantidade a ser reposta sempre que for detectada uma exigência de renovação do estoque de cada item em particular. Além dessas duas perguntas, ainda deve ser analisado “o que” deve permanecer nos estoques, analisando quais os itens que possuem a real necessidade de seremestocados.

A maioria das grandes empresas não esta mais evidenciando o “quanto” e sim o “quando”. Possuir em estoque a quantidade correta no tempo incorreto não adianta e nem resolve nada, pois a determinação desses prazos é que é importante.

Dimensionar e controlar os estoques, sem afetar o processo produtivo e sem crescimento dos custos é um tema importante e preocupante, por isso jáexistem sistemas de controle de estoques que dão, com certo grau de precisão, os volumes a serem comprados para determinado período.

Dessa forma, considerando que a demanda de produtos de uma empresa não pode ser medida com exatidão, a estocagem de materiais caracteriza-se como parte indispensável do sistema logístico, permitindo às organizações fazerem o uso do estoque a fim de otimizar acoordenação entre oferta e procura e diminuir custos de transporte e produção, reduzindo os custos totais, segundo Ballou (2006). Dessa forma, a seguir serão expostas as principais características e variações do sistema de estocagem utilizado pelas empresas.
1. As funções do Sistema de Estocagem

De acordo com Ballou (2006), o sistema de estocagem possui duas funções principais, sendo elas a estocagem,que consiste na guarda dos produtos, e o manuseio de materiais, este último caracterizado pelas atividades de movimentação do produto até o atendimento dos pedidos.

As funções de estocagem, segundo Ballou (2006), são baseadas a partir das seguintes funções básicas: manutenção, consolidação, fracionamento de volumes e combinação de estoques, sendo que a preferência por uma ou mais delas édecorrente do projeto e do layout do armazém de estocagem.

Dessa forma, expõe-se que o objetivo da manutenção é proporcionar proteção e manutenção ordenadas dos estoques, definindo informações do estoque mínimo de um produto, prazo de reposição e localização. Ressalta-se que as instalações variam, podendo ser de longo prazo, especializada, de uso comum e manutenção temporária de produtos, sendo queneste último os produtos são mantidos até o acúmulo de quantidades eficientes. Além dessas variações, os produtos podem ser acabados, semi-acabados e matérias-primas.

A consolidação consiste no estabelecimento de cargas pequenas em cargas maiores, buscando reduzir custos totais de transporte. Em situações de produtos originários de diferentes fontes, é possível estabelecer um ponto de coleta,podendo ser um armazém de distribuição ou terminal de cargas. Ressalta-se, segundo Ballou (2006), que o frete econômico compensa as despesas com o armazenamento intermediário.

Já o fracionamento de volumes é oposto à consolidação de cargas, uma vez que busca-se despachar para o armazém de distribuição, volumes cujo custo de transporte é reduzido e, a partir daí, redespachá-los em quantidades...
tracking img