Meio ambiente e sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciclos Biogeoquímicos

1. Descreva uma cadeia alimentar.
Para realizar as atividades metabólicas os seres vivos ingerem alimento para assim obterem energia e matéria necessárias á vida.
Um fluxo contínuo de energia é iniciado pelos produtores, que são seres autótrofos, ou seja, capazes de produzir seu próprio alimento através da fotossíntese (ex: algas e plantas), seguidos pelosconsumidores primários, que são seres herbívoros, se alimentam dos seres fotossintetizantes (ex: preás), consequente estão os consumidores secundários, se alimentam dos consumidores primários, (ex: cobra), para completar o ciclo, tem-se os decompositores, os quais decompõe a matéria e a devolvem ao solo, para serem novamente usados pelas plantas como fonte de energia. A esse processo dá-se o nome de cadeiaalimentar.
Os produtores representam a ‘ porta de entrada ’ da energia no mundo vivo. Por isso, o fluxo energético desenvolve um trajeto no sentido produtores => consumidores => decompositores.(PAULINO; BIOLOGIA Volume Único, 2000, p. 348 e 349).

2. Descreva de modo sucinto os ciclos abaixo e qual a importância desses conhecimentos.

a) Ciclo da água
A água é o componente maisabundante da matéria viva e a sua reciclagem é fundamental para a garantia de vida no planeta. (PAULINO; BIOLOGIA Volume Único, 2000, p. 354).
A formação das nuvens ocorre através da evaporação das águas dos rios, mares e riachos. Esta água, ao condensar-se, ocasiona uma precipitação em forma de chuva, granizo ou neve e atinge o solo, podendo, com o processo de percolação atravessar as camadas dosolo e chegar ao lençol freático e posteriormente aos rios, mares e riachos. Os animais participam desse processo através do consumo direto de água e da libração da água na urina, fezes, respiração e suor, Já as plantas, retiram água pelo solo e liberam na transpiração e sudação.
Conhecer o ciclo da água é importante para assim reconhecermos como ele é essencial á vida e por não afetarmosnocivamente este processo.

b) Ciclo das rochas
[...] a rocha é por definição um agregado natural formado por um ou mais minerais (inclusive vidro vulcânico e matéria orgânica) que constitui uma parte essencial da crosta terrestre. (LEINZ, Viktor; AMARAL, Sergio Estanislaudo, Geologia Geral, 2003, p. 40 e 41).
As rochas recebem três classificações especificas. As rochas magmáticas ou ígneas, provêm daconsolidação do magma, assim podendo expressar as condições geológicas em que se formou; delas se derivam, por ação do intemperismo, erosão, transporte, sedimentação e diagênese, as rochas sedimentares e metamórficas, formadas a partir da “destruição erosiva de qualquer tipo de rocha” e incluem também qualquer material proveniente das atividades biológicas. As rochas metamórficas são aquelas quesão levadas através de processos geológicos a condições diferentes daquelas nas quais se formou. “O ciclo se inicia então com a destruição das rochas que estão na superfície, por ação de agentes externos, conhecida como intemperismo”. (ROSA, Importância da compreensão dos ciclos bioquímicos para o desenvolvimento sustentável, 2003, p. 12). Portanto, dependendo da ação externa realizada sobre asrochas ígneas ou magmáticas, pode ser formado tanto as rochas sedimentares quanto as rochas metamórficas.
Conhecer o ciclo das rochas tem importância quanto à questão das necessidades comercias, pois sabendo a maneira como tais são formadas podemos buscar maneiras mais rápidas e eficazes de conseguirmos o tipo de rocha desejado.


c) Ciclo do carbono
Presente na estrutura de todas asmoléculas orgânicas, o carbono é, portanto, essencial para a vida. Na natureza, o carbono encontra-se à disposição dos seres vivos na forma de dióxido de carbono (gás carbônico), na atmosfera ou dissolvida na água. (PAULINO; BIOLOGIA Volume Único, 2000, p. 352)
O carbono presente na atmosfera é utilizado pelos produtores para a fotossíntese, sendo assim ele é transformado em matéria orgânica e somente...
tracking img