Meio ambiente, a morada do homem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Proibida reprodução sem autorização @ M &P. Todos os direitos reservados,
sob a Lei do Direito Autoral, Nº. 9.610, de 19 de Fevereiro De 1998.


Contemporaneamente, muitas das questões políticas, econômicas e sociais são permeadas à questão ambiental. Por efeito, as situações de aprendizagem precisam se organizar em dinâmicas que propiciem ao educando largo conhecimento sobre Meio Ambiente,para que possa compreender a sua realidade, atuando sobre ela. E isso se dá em diferentes instâncias, desde os programas multidisciplinares da própria escola até a participação em atividades específicas na contextualização dessa aprendizagem.

É nesse processo de construção e produção constante do conhecimento que oferecemos a essa prestigiada instituição de ensino o CURSO LIVRE


MEIOAMBIENTE,
A MORADA DO HOMEM


“Tudo o que é uma presença que perdura tem direito intrínseco à existência, um valor de ‘per si’, e não o valor decorrente unicamente de sua utilidade para fins humanos”.
(David Ehrenfeld)



Projeto de Ação Educativa


Objetivo: capacitar o indivíduo a perceber-se integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, identificando seus elementos e asinterações entre eles, de maneira a assegurar sua própria participação nas ações da coletividade.


APRESENTAÇÃO
A questão ambiental - entendida como o conjunto de temáticas relativas não só à proteção da vida no planeta, mas também à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida das comunidades - integra a lista de temas de relevância internacional.

É nesse contexto que se iniciam asgrandes reuniões mundiais sobre o assunto, em que se formaliza a dimensão transnacional das questões relacionadas ao meio ambiente, o que leva os países a se posicionarem quanto a decisões ambientais de alcance global.


INTRODUÇÃO

A EDUCAÇÃO COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL
NA TRANFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Uma das principais conclusões e proposições assumidas internacionalmente é arecomendação de se investir numa mudança de mentalidade, conscientizando os grupos humanos para a necessidade de se adotarem novos pontos de vista e novas posturas diante dos dilemas e das constatações feitas nessas assembléias.

Por ocasião da CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO RIO/92, cidadão representando mais de 170 países assinaram tratados nos quais se identifica o papel central da educação para a“CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO SOCIALMENTE JUSTO E ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO”, reconhecimento que requer “responsabilidade individual e coletiva em níveis local, nacional e planetário”. E é isso o que se espera da educação ambiental no Brasil, assumida como obrigação nacional pela Constituição Federal, promulgada em 1988.
Com efeito, para que a idéia de incorporar a mais completa abordagem dasquestões ambientais e a valorização da vida na prática educacional se transformasse numa realidade, diversas iniciativas foram tomadas por organizações governamentais e não-governamentais, face à destacada relevância do tema considerado.

Nesse contexto, em 1968, a UNESCO realizou um estudo comparativo, através de quesitos respondidos por 79 países, sobre o trabalho desenvolvido pelas escolas comrelação ao meio ambiente. Nesse trabalho, foram formuladas proposições que depois seriam aceitas internacionalmente. Duas delas, em especial, foram consideradas PRINCÍPIOS na adoção de uma prática escolar voltada ao binômio “meio ambiente e qualidade de vida”:

. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO DEVE CONSTITUIR UMA DISCIPLINA NA GRADE CURRICULAR

. POR ‘AMBIENTE’ COMPREENDE-SE NÃO APENAS O ENTORNO FÍSICO,MAS TAMBÉM, INTER-RELACIONADOS, OS ASPECTOS SOCIAIS, CULTURAIS, ECONÔMICOS E POLÍTICOS.
Explica-se: há outros componentes que vem se juntar à escola nessa tarefa. Assim, a sociedade é responsável pelo processo como um todo, porém, os padrões de comportamento da família e as informações veiculadas pela mídia exercem enorme influência nos alunos.

Assim, sucessivamente:
.Em 1972, na...
tracking img