Meio ambiente urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MEIO AMBIENTE URBANO

O ambiente urbano possui demandas de infra estrutura tais que necessitam transformar a natureza, que por não estar mais intacta, muitos acreditam não ser possível utilizar o termo meio ambiente para o meio urbano, entretanto utiliza-se o conceito meio ambiente urbano. Consta como conceito sobre meio ambiente na Lei 6938/81: “meio ambiente, o conjunto de condições, leis,influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”. O meio urbano abriga a vida, portanto pode-se dizer meio ambiente urbano. Mas o que significa este termo?

No meio ambiente urbano há um fator preponderante, o sócio-ambiental: o homem e suas necessidades: habitação, meios de locomoção, vias públicas etc. Cada vezmais se tem a necessidade de construção de casas, serviços, comércio, indústria, locomoção, atividades que vão se tornando cada vez mais complexas, mais expandidas e interligadas. Até mesmo as áreas rurais estão tomando aspectos de áreas rurais gerando uma confusão dos termos e este criando outros complicadores. No meio urbano há a tendência aos adensamentos para melhor aproveitamento deinfra-estrutura e serviços já existentes. Um maior número de pessoas juntas gera maior quantidade de resíduos liquidos, sólidos e gasosos, mais barulho, maior necessidade de meios de transporte, mais água, mais energia, mais serviços, que conseqüentemente motiva núcleos de comércio em grandes dimensões, aumento de circulação de pessoas e veículos pontualmente.

Respondendo então ao questioamentoinicial: meio ambiente urbano então se trata de manter condições urbanas, tanto naturais quanto artificiais, de uma maneira tal que não agridam a vida dos homens, animais e vegetais nele existentes. Dessa forma, a estrutura que dê suporte ao homem não pode afetar o ambiente natural, ar, água, seres vivos entre eles os próprios homens, como exemplo quando se constroem residências emareas alagáveis,causando enchentes. Também não pode inviabilizar ou superutilizar as estruturas já construídas, como exemplo temos os engarrafamentos ultrapassando os limites das vias existentes, causando poluição sonora, visual e outros problemas. Mantes as condições viáveis para abrigar a vida nesses casos exige ações nesse caminho. È um grande desafio, haja vista as infinitas necessidades do homem e doshábitos de consumo desenfreado e de descarte da sociedade atual.

A partir da intensificação da preocupação com a questão ambiental, por volta da década de 70, iniciaram-se as ações em prol do meio ambiente e dentro destas em favor do ambiente urbano. Houve a criação de um dever social com o meio ambiente, via governo, através de Leis ambientais, que definem parâmetros e limites para o uso domeio natural ainda existente e para o controle das atividades que agridem as condições que permitem e abrigam a vida. Também através do Licenciamento ambiental, através de um controle sobre empresas com potencial de causar essa agressão. Em Belo Horizonte, a prefeitura obriga a apresentação de projetos para cada área, drenagem, transporte, tratamento de água e resíduos, segurança contra incêndio,para garantir um cuidado maior em evitar desgastes desses meios. Para construções urbanas são exigidos estudos para identificar impactos na circulação, na iluminação, na sonoridade local e outros parâmetros que medem alteração do conforto da população local.

Hoje há uma preocupação com contaminação de águas, solos e ar, a base para a vida. Assim muitas cidades possuem cuidados com osdescartes de resíduos liquidos, sólidos e gasosos e hoje já possuem tratamento de esgotos, controlam a emissão de gases de industrias, possuem aterro sanitário dentro de normas técnicas de não contaminação do solo e do lençol freático entre outras atividades de controle de poluição. Existem grupos científicos e técnicos estudando novas possibilidades de saneamento como exemplo o Projeto Switch,...
tracking img