Meio ambiente: sustentabilidade e contexto regional; poluição da água

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-introdução
Utilizar os recursos naturais na atualidade e assegurar que as futuras gerações tenham o mesmo direito é a síntese do desenvolvimento sustentável, um conceito que faz toda diferença na hora de pensar e agir em relação ao meio ambiente. Neste cenário, a água e a gestão das bacias hidrográficas desempenham um papel preponderante. A oferta de água é um fator fundamental tanto para amanutenção dos ecossistemas naturais (dependentes da produção primário-fotossintética) como também para os ecossistemas produtivos. A produtividade primária sofre oscilações com o tempo, decorrentes das variações climáticas, mas permanece em equilíbrio dinâmico fruto das interações entre atmosfera, biosfera e litosfera. Vale ressaltar que as ações antrópicas provocam alterações climáticas queperturbam esse delicado equilíbrio.
A água, como fator limitante para o desenvolvimento sustentável, exige a preservação dos recursos hídricos tanto em quantidade como em qualidade. Historicamente a água sempre foi uma imprescindível para o desenvolvimento das civilizações. Atualmente a água é um recurso ainda mais limitante, não apenas pela quantidade, mas principalmente pela qualidade. Infelizmente,a poluição, contaminação e degradação dos aquíferos é uma realidade muito comum em quase todas as regiões do planeta e provocam enormes problemas socioambientais.

2-Poluição
Aprender e dar respostas a questões ligadas à poluição é estudar um assunto fascinante, pois entender a poluição é entender um pouco melhor como as coisas funcionam na natureza e, também, as relações do homem em suasociedade com a natureza (Massaro Sergio e Pontin Arnaldo Joel. 1993).
2.1- Poluição Da Água:
O conceito de poluição das águas deve associar o uso com qualidade. Assim, pode-se definir poluição das águas de uma forma bastante simples, mas abrangente, como a alteração das suas características físicas, químicas ou biológicas que prejudiquem um ou mais de seus usos preestabelecidos. O termopreestabelecido deve-se ao fato de que toda a água disponível, para ser utilizada, deve estar associada a usos atuais ou futuros, que deverão estar compatíveis com a sua qualidade, também atual ou futura.
“Por mais primitiva que seja uma comunidade necessita de água para suas necessidades higiênicas, alimentares etc. Se bem observarmos vamos notar que a quantidade de água de abastecimento ésensivelmente igual aquela que sai nos esgotos e que no fim das contas, é a do abastecimento depois de utilizada”. (Carvalho benjamim de A./1914).
A poluição da água é uma das mais preocupantes formas de poluição, tanto pela sua importância para a sobrevivência do homem como pelas diversas formas como ela pode ocorrer. Destacamos que além das formas diretas de poluição da água como o lançamento deresíduos, líquidos e sólidos, nos corpos d’água, existem as formas indiretas, ou combinadas, como a poluição da água através da poluição do solo e do ar. A poluição da água ocorre principalmente pelo lançamento de resíduos líquidos e pelo carregamento das impurezas do ar e do solo para os corpos de águas superficiais e subterrâneas.
2.3- Fontes De Poluição Das Águas
Mota (1999) classifica asfontes de poluição da água em localizadas e não localizadas. As fontes localizadas são:
• lançamento de esgotos domésticos (sanitários);
• lançamento de esgotos industriais;
• lançamento de águas pluviais, através de galerias.
E as não localizadas são:
• Água do escoamento superficial;
• Água de infiltração;
• Lançamento direto de resíduos sólidos e outras impurezas;
• Intrusão deágua salgada.
2.2- Requisitos quanto a sua natureza:
Para ser considerada potável, a água tem que atender a determinados requisitos quanto a sua natureza física, química e biológica.
Requisitos físicos: Não possuir cheiro algum (inodora), nem sabor (insípida) e nem cor (incolor).
A poluição causa alterações físicas na água, que podem ser notadas no cheiro, na cor e o pior, no sabor da água....
tracking img