Garantir a sustentabilidade ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Guião de documentário:
Garantir a Sustentabilidade Ambiental

Índice

Introdução 3
Objetivos 5
A Emergência de Ser Sustentável 6
Educação Ambiental 10
Sustentabilidade na vida quotidiana, nas empresas e na agricultura 13
A União do Planeta em Função de o Proteger 16
Conclusão 19

Introdução

“Na Natureza, existe uma harmonia nas relações entre os seres vivos, entre si eentre os seres vivos e o meio ambiente. É o chamado equilíbrio ecológico. Ao quebrar essa harmonia, o homem provoca o que chamamos de impacto ambiental.”
(ALMEIDA; RIGOLIN,2003, p. 36).

O Homem e a Terra desde sempre que transformam-se mutuamente e interligam-se, portanto, se o planeta não for respeitado haverá repercussões para os seus habitantes. O nosso planeta predispõe-se, fornecendo todos osmateriais que nós utilizamos e transformamos, que permite e favorece a sua evolução, garantindo as melhores condições de vida para o Homem e para as gerações futuras.
Esta prioridade, se alguma vez, em toda a história da existência do Homem na Terra, correspondeu verdadeiramente ao seu conceito, as últimas décadas provam que não, mais precisamente, desde a revolução industrial. Este marcohistórico transformou a sociedade, na denominada sociedade consumista. Na generalidade, esta age somente em sua função, lutando por concretizar os seus objectivos sem se preocupar com quem está ou irá prejudicar, estando, aqui incluído, o planeta e a própria sobrevivência do ser humano neste.
Necessitamos urgentemente, de sermos sustentáveis, ou seja, utilizar os recursos que o planeta nos oferece, masapenas a quantidade de que realmente precisamos, para assim, não comprometer a sobrevivência e a qualidade de vida das futuras gerações.
Baseado nesta necessidade de mudar a mentalidade da nossa sociedade, para assim proteger-se e proteger o planeta, surgiu o tema a desenvolver neste guião de documentário, no âmbito da unidade curricular Ciências, tecnologia, saúde e ambiente: Garantir aSustentabilidade Ambiental.
Na abordagem a esta temática, é desenvolvida toda a dimensão da sustentabilidade ambiental, desde a situação de alerta do planeta para ser sustentável, trabalhando também o seu conceito, o que envolve e as medidas e condições que necessitamos de adoptar para garantir a sobrevivência do nosso planeta. A educação ambiental e a sustentabilidade na agricultura também são aquiabordados, pois trata-se de algo muito importante e que pode ser fundamental para tirar o planeta do precipício em que nós o colocámos. Seguidamente, e finalizando, são apresentadas associações e organizações que trabalham em busca de fazer o melhor para o planeta e de alastrarem essa necessidade pela restante sociedade.
Posteriormente, cada tema será preenchido e acompanhado por questões relativasao assunto abordado, na intenção de envolver um especialista e experiente, conhecendo também a sua opinião e esclarecendo alguma dúvida, enriquecendo assim este trabalho. O visado destas questões é a presidente do Núcleo Regional de Coimbra da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, Adelaide Chichorro. A Quercus está envolvida em várias áreas de trabalho, sendo três delas aquiexpostas (Conservar a Biodiversidade, Educação para a Sustentabilidade e Ecocasa).

Objetivos

O principal objetivo deste trabalho individual é alertar a sociedade para a presente situação do planeta e essencialmente para as repercussões que se irão sentir no futuro. Pretende-se dar a conhecer e a perceber que os recursos naturais não são inesgotáveis e que o planeta não é ilimitado.
Ambicionoainda com este trabalho refletir sobre as nossas atitudes e como são várias as medidas que podemos adoptar para evitar que os nossos filhos e netos –pois serão eles os visados das nossas atitudes de hoje, encontrem o planeta numa situação adversa a um vida de qualidade, a uma vida saudável.

A Emergência de Ser Sustentável

Desenvolvimento: Os seres humanos primitivos conseguiam sobreviver...
tracking img