Marx e o cpaital

1841 palavras 8 páginas
MARX

Marx foi influenciado pelo pensamento de Hegel. Marx ligou-se ao hegelianismo muito mais por meio de seu método (dialética) que propriamente por suas conclusões.
Na década de 1840 passou a tomar contato mais direito com o movimento operário alemão e francês.
Boa parte da produção de Marx se deu em parceria com Engels que, após sua morte deu continuidade à obra O Capital, que a maior parte dos estudiosos considera o momento superior de todo o seu pensamento.

• As obras iniciais

A trajetória do pensamento de Marx está em íntima conexão com a tradição filosófica hegeliana e, em especial o hegelianismo de esquerda da qual Feuerbach era o maior expoente. Ao contrário de Feuerbach que repõe o problema da filosofia no próprio homem, Marx considera o homem a partir de sua vida social concreta.

Marx critica o idealismo de Helgel e sua ligação aos interesses burgueses. Superando o individualismo de Kant e a sagração do Estado por parte do hegelianismo, Marx já aponta um eixo ainda mais profundo da lógica social. A filosofia se pensa na radicalidade da vida social. O Estado deixa de ser universal; as classes manifestam uma verdade social ainda maior.

Marx busca o entendimento da realidade social capitalista e na obra A Ideologia Alemão há a ruptura com Hegel e a ênfase no caráter material do processo histórico.

• A filosofia da práxis

Marx abandona o idealismo e passa a trilhar os caminhos de uma filosofia concreta, da práxis, orientada para a transformação. Ao contrário de Feuerbach, não interessava para Marx o homem tomado apenas em sua materialidade física e antropológica, mas sim o aspecto prático do homem, tomado em sua sociabilidade. As relações humanas são verificadas na história.

Marx rompe não só com o idealismo alemão (Hegel), mas também com o materialismo apenas contemplativo (Feuerbach).

Para Marx toda vida social é essencialmente prática. Os filósofos apenas interpretam o mundo de diferentes maneiras, mas o

Relacionados