Meio ambiente do trabalho e a saúde dos profissionais da área da saúde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MEIO AMBIENTE DO TRABALHO E A SAÚDE DOS PROFISSIONAIS DA ARÉA DA SAÚDE
Magda Gasperin
SUMÁRIO
Introdução; 1. Meio Ambiente do trabalho; 1.1Conceito De Meio Ambiente Do Trabalho; 1.2 Patamares de Meio Ambiente; 1.3 Definição de Meio Ambiente do Trabalho; 1.3.1 Natureza Jurídica do Meio Ambiente do Trabalho; 1.3.2 O Meio Ambiente do Trabalho Adequado; 2. Meio Ambiente do trabalho e a Saúde dotrabalhador; 2.1 Conceito de Saúde; 2.2.2 Proteção Legal do Meio Ambiente do Trabalho nas Normas infraconstitucionais; 2.3. Princípio da Dignidade Humana; 2.4
Proteção à Segurança do Trabalho; 2.4.1 Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s; 2.4.2 Programa Internacional para Melhoramento das Condições e do Meio Ambiente do Trabalho – PIACT; 2.4.3 Comissões Internas de Prevenção de Acidentes –CIPA; 2.4.4 Greve Ambiental; 3 Proteção á Saúde dos Profissionais da Área da Saúde em Especial o Corpo de Enfermagem; 3.1 A Saúde e a Segurança do Empregado; 3.2 A Saúde e o Meio Ambiente do Empregado no Período Noturno; 3.3 A Saúde dos Profissionais da Área da Saúde.

RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo demonstrar os riscos que se encontram no meio ambiente do trabalho dos profissionaisda área da saúde, principalmente aos trabalhadores noturnos, os quais estão sujeitos à jornada diferente das regulamentada em lei. O direito à vida, sem dúvida, é o mais consagrado em todas as declarações internacionais, sendo os demais direitos uma consequência deste. O empregado ao fazer parte do quadro de pessoal de uma empresa além de suas aptidões técnicas traz também suas condições de saúdefísica e psíquica, as quais são alteradas e prejudicadas tendo em vista as condições em que são prestadas. Deste modo busca-se apresentar entendimentos que comprovem o desgaste profissional destes trabalhadores, bem como, o meio ambiente de trabalho nos quais estão inseridos.


INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objeto de estudo o Meio Ambiente do Trabalho e a Saúde do Empregado,principalmente no que concerne aos trabalhadores que desempenham suas funções no período noturno.
Os profissionais da área da saúde, principalmente o corpo da enfermagem, técnicos e auxiliares não possuem normas regulamentaras no que tange a jornada de trabalho noturna, apenas recebem um adicional noturno para equilibrar o desgaste físico e emocional. Muitos profissionais por conta dos baixos saláriosacabam desempenhando jornadas de trabalho absurdas como no caso das multijornadas, a maioria tem mais de dois vínculos de emprego.
Dar-se-á enfoque ao problema proposto, qual seja, a necessidade de leis que regularmente a jornada de trabalho desses profissionais e ainda alternativas para aqueles que desempenham atividades noturnas, verificando assim, até que ponto o meio ambiente do trabalhoinfluência tanto nos cuidados da enfermagem para com os pacientes, quanto na saúde dos profissionais.

1 MEIO AMBIENTE DO TRABALHO
1.1 Conceito De Meio Ambiente Do Trabalho
De acordo com estudos realizados por Talden Queiros Farias na tentativa de conceituar juridicamente meio ambiente, começou primeiro analisando que a maioria da doutrina de Direito Ambiental entende que a expressão “meioambiente“ é redundante, pois “meio” e “ambiente” são sinônimos.
Em Portugal e na Itália, utiliza-se apenas a palavra “ambiente”. Contudo, a legislação brasileira utiliza a terminologia “meio ambiente”, conforme disposto em nossa legislação que dispõem sobre a Política Nacional de Meio Ambiente.
Conforme o disposto na Lei nº 6.938, em seu artigo 3º:
Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por: I -Meio ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

Talden Queiros Farias, ainda, explica que a Constituição da República Federativa do Brasil- CRF/88, consagrou-se definitivamente a terminologia ao se referir a esta terminologia o sentido mais abrangente possível. Em vista...
tracking img