Medindo massa e volume de diferentes substâncias e determinando suas densidades e estudo do bico de bunsen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Experimento 1

Medindo massa e volume de diferentes substâncias e determinando suas densidades.

Introdução
Este experimento tem por objetivo determinar a densidade dos seguintes elementos: Pb(chumbo), Cu (cobre), Al (alumínio), Óleo de soja, H2O (água) e ChCl3 (clorofórmio), através da medida de suas massas e volumes D= m/v.

Materiais utilizados: Proveta de 100 ml e 10 ml;Pinça;
Pera;
Balança analítica;Balança semi-analítica;
Vidro de relógio;
Pipeta graduada de 10 ml e 5 ml eBéquer.

Procedimentos realizados
Primeiramente foi medida a massa de todos os elementos acima citados e calculado os volumes dos mesmos. As medidasforam realizadas duas vezes para se obter um maior grau de precisão.
Nos elementos sólidos (Pb, Cu e Al), utilizei a balança analítica, por ser mais precisa. Para iniciar o experimento coloquei oelemento no vidro de relógio com a ajuda da pinça para não haver contaminação, após tarar a balança, pesei o elemento obtendo assim a massa do mesmo. Em seguida o transferi para uma proveta(utilizando-a de acordo com o tamanho do elemento), e com o auxílio das pipetas graduadas e da pera, coloquei o volume de água indicado e obtive o volume medido, podendo assim fazer o cálculo do volume final,Vf= Vm – Vi.
Volumes iniciais: Pb (2 e 4), Cu (2,5 e 5) e Al (3 e 6).

Volumes medidos: Pb (5 e 7), Cu (4 e 7,5) e Al (5,5 e 8,75).
Já com os elementos líquidos (óleo de soja, H2O e ChCl3), amedida da massa deu-se através de uma balança semi-analítica, usando o béquer como recipiente dos mesmos. Com a utilização das pipetas graduadas e da pera transferi a medida exata dos volumes dados para...
tracking img