Medidas, incertezas e algarismos significativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Resumo
O experimento realizado tem como finalidade medir volume de três objetos sólidos: um material cilíndrico de aço galvanizado, uma esfera de mouse constituída de aço e um paralelepípedo metálico. Para cada sólido, foi utilizado um instrumento de medição diferente, de acordo com o que o grupo julgava correto para a ocasião, os instrumentos utilizados para medir foram a régua milimetrada,o paquímetro e o micrômetro. Depois dos valores das medidas, foram feitos cálculos, primeiramente para saber o volume de cada objeto, a incerteza, a densidade, e posteriormente para saber o quanto de cada material caberia em 1 metro cúbico (m³). Os resultados obtidos serão mostrados adiante no relatório.

2. Introdução
Medir uma grandeza física é compará-la com um padrão escolhido (o padrãounidade de grandeza). A medição de uma grandeza física é uma aplicação ou várias aplicações a fim de definir o seu valor. O valor numérico acompanhado da unidade de medida apropriada forma a medida da grandeza, sendo essa direta ou indireta. Um exemplo de medida direta é o comprimento. Já o volume é um exemplo de medida indireta porque é necessário efetuar cálculos para obter tal valor.
Paraefetuar a medição de grandezas físicas precisa-se de instrumentos de medidas. Esses são aparelhos que ajudam a contar quantas vezes o padrão (unidade) da medida se repete.
Porém, sempre há uma dúvida associada a uma medida, denominada incerteza de medição, isto é, um parâmetro associado aos valores da medição, considerando a dispersão desses para calcular o erro da medida.
Normalmente, o resultadode uma medição é uma estimativa do valor da grandeza. Dessa forma, o resultado só é completo quando acompanhado da incerteza da estimativa.
A incerteza sempre deve ser expressa por algarismos significativos, ou seja, devem ser escritos todos os algarismos que tem valores exatos mais o primeiro algarismo duvidoso.
Cada instrumento de medida tem a sua incerteza, que podem ser representadas doseguinte modo: (Valor ± incerteza) unidade.
As fórmulas abaixo foram utilizadas para os cálculos do experimento.

2.1. Volumes de sólidos
O volume de um sólido é o espaço ocupado por um corpo. A unidade usual de volume é metros cúbicos (m³).

2.1.1. Cilindro
Seja um cilindro de altura h, raio r e diâmetro D. Então, o volume V deste cilindro é dado pela multiplicação das áreas das bases Ab coma altura h,
V = Ab.h
onde,
Ab = π r²
então,
V=πr²h
Se r=D2, substituindo na equação obtém-se:
V=πD²h4

2.1.2. Paralelepípedo
Seja um paralelepípedo reto de comprimento c, largura l e altura h. Então, o volume V é definido pela equação que multiplica o comprimento, a largura e altura,
V=c.l.h

2.1.3. Esfera
Seja uma esfera de raio r e diâmetro D. Então seuvolume V é definido pela equação que multiplica quatro terços de π pelo cubo do raio:
V=43π r³
Substituindo r por D2 obtém-se a equação:
V=43.D38π=D³6π

2.1. Propagação de incertezas das áreas
A incerteza é encontrada através da aplicação de derivadas parciais na equação do modelo.
Fórmula geral: δG=∂G∂A.δA2+∂G∂B.δB2
2.2. Densidade
A densidade determina a quantidade dealgo existente em um espaço delimitado, que pode ser uma superfície, um comprimento ou uma unidade de volume. Na Física, a densidade de um corpo ou de determinado material (líquido, sólido ou gasoso) pode ser calculada através da relação entre a massa e o volume por ele ocupado.
A fórmula matemática para cálculo da densidade é: d=mV. A densidade é inversamente proporcional ao volume, o quecorresponde dizer que quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade.
O objetivo desse experimento é familiarizar com alguns instrumentos de medida como paquímetro, micrômetro e calcular o volume de alguns objetos através de suas medidas, considerando o erro da estimativa.

2. Materiais e Métodos
Ao iniciar o experimento pesou-se na balança semi analítica a massa...
tracking img