Analise institucional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Dentro do “novo espírito científico” quem realiza a análise é o analisador. Explique e dê um exemplo do livro IP.

Dentre as técnicas envolvidas no processo de análise institucional estão a implantação de analisadores, que tem como objetivo mostrar o que normalmente não se vê. Esses analisadores são dispositivos inventados ou construídos pelo analista institucional cujo objetivo é o deexplicitar os conflitos e sua resolução. Esses analisadores podem assumir qualquer configuração. Dentre essas configurações destacam-se as assembleias gerais, dinâmicas de grupo, procedimentos artísticos, políticos, dramáticos, científicos, ou qualquer outra atividade que possa tornar manifesto o jogo de forças, desejos e interesses dos diferentes segmentos da instituição. Os analisadoresinstitucionais além de artificiais ou construídos pelo analista institucional podem também ser espontâneos ou naturais, quando surgem espontaneamente durante um processo instituinte.
No livro “Infâncias Perdidas” encontramos como analisador um fato recorrente entre os abrigos. Trata-se das transferências, ou seja, da troca de abrigos das crianças e adolescentes que ocorria de forma descuidada. Neste sentido,é possível observar o planejamento e organização no que diz respeito as burocracias e formas, no entanto, ao se tratar do indivíduo e do atendimento voltado a ele havia uma escassez de cuidado, ocorrendo, inclusive, a transferência sem informar aos familiares e aos próprios que estavam sendo transferidos. Tal situação, nos mostra como a identificação de um analisador pode identificar e colaborar naanálise institucional.

2) Defina instituição segunda AI e explique a riqueza desta definição.

As instituições são instâncias de saber que permitem a todo tempo recompor as relações sociais, organizar espaços e recortar limites. A despeito de sua forma virtual, imaginária e simbólica, não estão desvinculadas da prática social. Cada sociedade, segundo o modelo infraestrutural a queobedece, cria um tipo de instituição, que será mantida e sustentada em todos os níveis, do Estado à família, Igreja, escola, relações de trabalho, etc.
Em Análise Institucional o termo instituição é dividido em três instâncias: O Instituído, o Instituinte e a Institucionalização.
O Instituído trata-se d as forças de manutenção de uma certa ordem, por exemplo, a polícia, a gramática, etc. São forçasde mudança.
O Instituinte trata-se de forças que permitem a democracia e o estabelecimento de questionamento ao instituído. Por exemplo, as greves, mudanças, revoluções.
O Institucionalizado trata-se da naturalização das instituições. Resulta da luta entre o instituído e o instituinte.
Portanto, a definição de Instituição em Análise Institucional é ampla e profunda, pois, trata-se de um sistemaestrutural criado e sustentado pelo homem, que se estabelece com características particulares de acordo com cada sociedade. Embora, trata-se de uma conceituação simbólica e abstrata é possível observá-la nas práticas sociais, como citado nos exemplos anteriores.

3) O que a AI visa como objeto, o que René Lourau entende por análise e qual a sua relação com a transversalidade.

O principalobjetivo da análise institucional é o de deflagrar um processo de autoanálise e autogestão. Esse processo tem origem com a análise da demanda. A análise da demanda consiste na busca do significado do pedido de intervenção na organização que um determinado segmento da instituição faz ao analista institucional. Este é o primeiro e o mais importante passo para que se comece a compreender a dinâmicainstitucional.
Autoanálise consiste na capacidade da instituição (comunidade, grupo, organização, etc...) compreender as demandas que ela está produzindo sem que ninguém de fora ou de cima venha lhe dizer quais são. Esse processo de autoanálise se dá concomitantemente com o processo de autogestão. Autogestão está relacionada com a capacidade da instituição de se organizar de maneira livre e...
tracking img