Medidas de volume

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rio de Janeiro, 10/05/2012

Química Geral I – Relatório de Prática 01

Medidas de volume e transferência de reagentes


1. Introdução
A medição de volumes e transferência de reagentes são altamente dependentes do nível de exatidão que é necessário ao líquido, a solução ou ao sólido em questão. É importante ressaltar que o termo exatidão está associado ao quão próximo está seulíquido, solução ou sólido do valor real (ou provável) desejado. À medida que o termo precisão está relacionado à repetição dos resultados encontrados.
No ambiente laboratorial existem diversas vidrarias de medição de volume e transferência de reagentes, as quais possuem diferentes funcionalidades e níveis de precisão. Abaixo, serão descritas as vidrarias mais usuais com suas respectivascaracterísticas.

1.1. Pipeta graduada


A pipeta graduada é uma vidraria de sucção utilizada para transvasar líquidos e soluções. A temperatura de calibração, ou seja, a temperatura na qual deve ser feita a medição é normalmente 20ºC, não sendo adequado o aquecimento. Possuem diversas capacidades (sendo as mais comuns 1, 2, 5, 10 e 25mL) e escala de divisões quepermitem efetuar a medição de frações da sua capacidade total. Por isso, é um material utilizado para medir variados volumes quando não é necessário um grau muito alto de exatidão na medida.

1.2. Pipeta volumétrica



A pipeta volumétrica é um material de aspiração que apresenta uma zona central mais alargada utilizado para transferir líquidos e soluções. Entretanto,diferentemente da pipeta graduada, a volumétrica é utilizada para valores fixos de medição, não apresentando escala no seu corpo. Desta forma, são usadas na preparação de soluções com concentrações rigorosas ou na medição de volumes exatos de líquidos. A temperatura de calibração, ou seja, a temperatura na qual deve ser feita a medição é normalmente 20ºC, não sendo adequado o aquecimento. As pipetasvolumétricas mais comuns são de 5, 10, 20, 25 e 50mL.

1.3. Béquer graduado


O béquer graduado é um recipiente de uso geral no laboratório existente em vários materiais como plástico, metal e, o mais comum, vidro. Serve para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos. É uma vidraria graduada que apresentadiversas capacidades, variando entre poucos mL e litros. Entretanto, não é indicado para medições de valores exatos de volume, pois possuem pouca rigorosidade de medição.

1.4. Proveta ou cilindro graduado




A proveta é um material cilíndrico de medidas para líquidos que pode ser encontradoem vidro ou plástico. Possuem graduações em toda a extensão do seu corpo e podem variar de 10 a 2000mL ou mais. Não são indicadas para o aquecimento de soluções assim como as pipetas. Esta vidraria apresenta pouca precisão na medição de volumes uma vez que o volume inicial do líquido primeiramente ali inserido será menor do que o volume final do líquido quando transferido da proveta a outrorecipiente uma vez que parte do volume é perdido na parede da proveta. Em comparação a outro material, seria indicado a bureta para medições mais precisas, como será descrito abaixo.

1.5. Bureta



A bureta é uma vidraria cilíndrica usada disposta na vertical com o auxílio de um suporte com garras, como mostra a figura. Possui uma torneira na extremidade mais fina pela qual secontrola a saída do líquido. A medição de volumes em uma bureta é geralmente realizada por diferença, sem necessidade de ajustar a zero o nível da solução A temperatura de calibração, ou seja, a temperatura na qual deve ser feita a medição é normalmente 20ºC, não sendo adequado o aquecimento. Seu uso é indicado na transferência de líquidos com volume rigorosamente determinados para outros...
tracking img