Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL!

Schayenny Silva Rodrigues
Universidade à distância (EAD)

RESUMO:

Neste artigo apresentamos análises sobre a prática pedagógica no Ensino Fundamental, focalizando a ação das professoras frente às questões referentes às diferenças culturais, na perspectiva do Multiculturalismo crítico. Os dados foram coletados em duas salas de aula das sériesiniciais do Ensino Fundamental – 1ª. e 4ª. séries -, por meio de observação e entrevista. As análises apontam dois tipos de práticas bastante distintos, sendo que na 1ª ano escolhida ao acaso, os aspectos ligados às diferenças foram registrados mais fortemente nas relações entre professora e alunos/as, com uma prática na 4ª ano, escolhida porque a professora apresentava uma preocupação com asquestões referentes à diversidade cultural, é o trabalho com os conteúdos que aparece como central.

Práticas pedagógicas no Ensino Fundamental...
Acreditando que é possível desenvolver uma pedagogia que questione valores, estereótipos e atitudes preconceituosas, tidas, muitas vezes, como naturais em nossa sociedade, e que instigue a agência na construção de uma sociedade democrática, buscamoscompreender como se dá o processo educacional em sala de aula, enfocando as práticas de professoras.
Considerando que vivemos em uma sociedade capitalista, na qual a globalização da economia tem sido um elemento central para o gerenciamento e organização social reforçando e, algumas vezes, criando grupos marginalizados e excluídos socialmente, destacamos a relevância dos estudos que envolvem a relaçãoentre o currículo praticado e as diferenças de etnia/raça, gênero e classe social presentes em nossas escolas. Neste sentido, Silva (1999) ressalta que as questões de currículo devem ser tratadas levando-se em conta o contexto social e político, que hoje é fortemente influenciado pelo mercado. Neste cenário, o currículo tem posição estratégica porque é o espaço onde se concentram e se desdobramas lutas em torno dos diferentes significados sobre o social e o político. (ibid, p.10)
No estudo que aqui apresentamos, o currículo é entendido como tudo aquilo que é prescrito, mas também como tudo aquilo que é vivido na escola e na sala de aula. A nosso ver, e com base no referencial aqui adotado, é a articulação do trabalho pedagógico nas diferentes instâncias de elaboração curricular que podecontribuir para a mudança de processos que geram a exclusão no processo educacional. Neste sentido, é fundamental que o currículo seja concebido como meio de se questionar os valores, as crenças e atitudes na educação e, mais especificamente, na escola e na sala de aula.
A escola, aqui, é entendida como tendo um importante papel na transformação social, como mobiliza Dora da práxis, como nosalerta Paulo Freire (1979).
O olhar que lançamos sobre as questões do currículo nos tem remetido a algumas indagações: que práticas pedagógicas podem contribuir para viabilizar uma sociedade de inclusão? Que lugar têm em sala de aula as diferenças relativas à etnia, gênero e classe social? Como são compreendidas e trabalhadas pelos/as professores/as? Essas diferenças constituem fatores potenciadores de enriquecimento ou obstáculos ao exercício docente e ao modo como os professores realizam a formação dos/as alunos/as?
A par dessas indagações, constatamos um crescimento da atenção envolvendo a prática pedagógica e as diferenças culturais nos últimos anos.

Práticas pedagógicas no Ensino Fundamental...
As entrevistas foram desenvolvidas a partir de roteiros semi-estruturados e foirealizado durante o período de observação, momento em que procurávamos compreender melhor as atitudes e concepções das professoras com relação às situações observadas em sala de aula.
No caso da 4ª ano, sabíamos previamente da preocupação da professora com questões relativas às diferenças. Já a escolha da 1ª ano se deu de forma aleatória.
Destacamos a seguir alguns aspectos que consideramos...
tracking img