Medicinas alternativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O termo Medicina Alternativa ou Terapia Alternativa é comumente usado para descrever práticas médicas diversas da alopatia, e das medicinas tradicionais antigas. O termo “alternativo” é controverso, pois se deve considerar a medicina como constituída por métodos cientificamente validados de diagnóstico e tratamento. Ainda, o termo alopatia foi criado pelo inventor da homeopatia comouma oposição ao princípio de "cura pelo semelhante" da homeopatia. Assim, o que estiver validado, mesmo que não convencional no meio, como fitoterapia, faz parte do arsenal de diagnose e terapia. Estes mesmos estudiosos indicam que uma definição mais adequada para a medicina alternativa seria o conjunto de práticas de diagnose e terapia sem a apropriada validação científica, ou que sejamconsideradas inacessíveis ao método científico experimental, o que neste último caso pode ocorrer nas práticas de cura via métodos metafísicos e espirituais, diferentemente das práticas médicas convencionais. Evidencias de formas similares ou mais primitivas destas novas terapias praticadas, podem ser identificadas em outras culturas ou ao longo da história em escavações arqueológicas.

4

TerapiasAlternativas, quais são?
As terapias alternativas possuem princípios de ação catalogados por seus organizadores e teóricos, e incluem diferentes formas de acesso. Para efeitos didáticos, quanto à forma deste acesso pode-se diferenciá-las em: 1. Terapias que adotam o uso interno de substâncias de origem vegetal, animal ou mineral, que podem ser concentradas (Fitoterapia), diluídas (Homeopatia,Florais e Aromaterapia), ou que utilizam meios físicos (Hidrocólonterapia, Acupuntura, Moxabustão e Quiropraxia); 2. Terapias que adotam o uso externo de substâncias de origem vegetal, animal ou mineral (Cristaloterapia e Hidroterapia); 3. Terapias que não utilizam substâncias (Cromoterapia, Reiki e Calatonia). Os codificadores e estudiosos das terapias alternativas muitas vezes buscam explicaçõespara a ação curativa na Física Moderna, embora em quase todos os casos o efeito da vontade pareça ser o fator mais relevante. A Psicologia Junguiana também pode contribuir para a compreensão dos mecanismos de cura despertados pelas terapias alternativas, especialmente no que tange ao estudo dos rituais e seus efeitos. São consideradas, entre outras, práticas de Medicina Alternativa:
                

Acupuntura Aromaterapia Arte terapia Auriculoterapia Ayurveda Biodança Bioenergologia Cromoterapia Fitoterapia Florais de Bach Homeopatia Iridologia Magnetoterapia Musicoterapia Quiropraxia Reflexologia Reiki Tratamento espiritual
5

  

Medicina ortomolecular Cinesiologia aplicada Técnica metamórfica Neste trabalho, vamos destacar as seguintes terapias:  Fitoterapia Acupuntura  Meditação  Cromoterapia  Aromaterapia

6

Fitoterapia
Fitoterapia é a ciencia que utiliza as plantas para manter a saúde e o bem-estar. Fitoterapia o medio que utiliza as plantas para atenuar determinadas doenças ou dores. As medicinas alternativas comportam algum risco para a saúde? Pode causar reações perigosas quando combinada com medicicamentos ou práticas da medcianaconvencional. Fitoterapia têm beneficios reconhecidos cientificamente, mas precisam ser tratadas com as mesmas precauções da medicina convencional.

Abaixo se encontram as principais Ervas Medicinais e suas indicações: Boldo Cidreira (Plectranthus amboinicus) Propriedades: antisséptica bucal e da garganta, antifebril, antitussígena, balsâmica, béquica, antibacteriana, peitoral, e antiinflamatóriada boca e garganta. É usada contra rouquidão, bronquite, asma, coriza, influenza, hipertemia, pirexia diaforética, hemoptises e epistaxes. Balsamo (Sedum dendroideum) Propriedades: emoliente, cicatrizante e vulnerária. Usada para contusões, torções, machucaduras, feridas gangrenosas, úlceras, epilepsia, inflamações gastrintestinais e da pele e nas cefaléias.

7

Serralha (Sonchus...
tracking img