Medicina alternativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A medicina alternativa e complementar (MAC) é definida como um conjunto de sistemas, práticas e produtos de uso clínico, não considerado como prática médica convencional, de reconhecida eficácia pela comunidade científica. São exemplos de MAC: o uso de ervas medicinais, os suplementos vitamínicos, as dietas especiais, a medicina chinesa, a homeopatia, as técnicas de relaxamentoterapêutico e outros. Independente da existência ou não de sua comprovação científica é inquestionável o uso desse tipo de práticas.
A utilização de plantas com fins medicinais, para tratamento, cura e prevenção de doenças, é uma das mais antigas formas de prática medicinal da humanidade. No início da década de 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou que 65-80% da população dos países emdesenvolvimento dependiam das plantas medicinais como única forma de acesso aos cuidados básicos de saúde.
Ao longo do tempo têm sido registrados variados procedimentos clínicos tradicionais utilizando plantas medicinais. Apesar da grande evolução da medicina alopática a partir da segunda metade do século XX, existem obstáculos básicos na sua utilização pelas populações carentes, que vão desde oacesso aos centros de atendimento hospitalares à obtenção de exames e medicamentos. Estes motivos, associados com a fácil obtenção e a grande tradição do uso de plantas medicinais, contribuem para sua utilização pelas populações dos países em desenvolvimento.
É cada vez mais frequente o uso de plantas medicinais das medicinas tradicionais indú e chinesa, completamente desconhecidas dos povosocidentais. Estas plantas são comercializadas apoiadas em propagandas que prometem “benefícios seguros, já que se trata de fonte natural”. Muitas vezes, entretanto, as supostas propriedades farmacológicas anunciadas não possuem validade científica, por não terem sido investigadas, ou por não terem tido suas ações farmacológicas comprovadas em testes científicos pré-clínicos ou clínicos.

Atualmente, osapelos da mídia para o consumo de produtos à base de fontes naturais aumentam a cada dia. Os ervanários prometem saúde e vida longa, com base no argumento de que plantas usadas há milênios são seguras para a população. Entretanto a toxicidade de plantas medicinais é um problema sério de saúde pública.
Este trabalho aborda, em aspectos gerais, os efeitos terapêuticos bem como alguns casostoxidade relacionados ao uso de plantas medicinais.

2. Plantas Medicinais

A Organização Mundial da Saúde define planta medicinal como sendo todo e qualquer vegetal que possui, em um ou mais órgãos, substâncias que podem ser utilizadas com fins terapêuticos ou que sejam precursores de fármacos semi-sintéticos.

As plantas medicinais, principalmente em tempos passados quando havia poucoconhecimento na área médica e farmacêutica eram muito utilizadas no tratamento preventivo ou curativo da população, despertando interesses em pesquisadores, os quais passaram a estudar os princípios ativos dessas plantas levando a fabricação de medicamentos com o uso da mesma composição da natureza, apenas com pequenas modificações.

Também é importante citar os estudos de interação das plantas commedicamentos sinteticos com, por exemplo, a administração de dente-de-leão (Taraxacum officinales) que pode potencializar a atividade de diuréticos sintéticos, em especial em pacientes idosos hipertensos. Ervas sedativas que atuam no sistema nervoso central, como o maracujá (Passiflora officinalis) e a valeriana (Valeriana officinalis), podem interagir com hipnóticos e ansiolíticos. Os extratos dealho, já há muito conhecidos da medicina popular, têm sido bastante utilizados nos últimos anos para redução de níveis elevados de colesterol.

Podemos citar os efeitos colaterais como a hipersensibilidade que pode variar de uma dermatite temporária até um choque anafilático. São muito comuns dermatites provocadas pelo contato com planta comigo-ninguém-pode e melão-são-caetano. Esse efeito...
tracking img