Medicina legal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (865 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LESÃO CORPORAL:
Definição: artigo 129, CP diz que a lesão corporal é “ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem.” Cabe ao perito legal examinar a vítima e relatar as alteraçõesobservadas, fornecendo a Autoridade Policial, Promotor ou Juiz os subsídios técnicos necessários a apuração do ilícito penal.
No exame médico-legal considera-se lesão corporal: qualquer dano anatômico,funcional ou psíquico causado a uma pessoa por agente físico, químico ou biológico de natureza violenta. A maioria das lesões corporais é resultante da ação de agentes mecânicos. As lesões de naturezapsíquica são de caracterização excepcional. As mais comuns são as decorrentes de traumatismos crânio-encefálicos como por exemplo, a psicose pós-traumática.
As lesões corporais de classificam em lesões:a) Leves
b) Graves
c) Gravíssimas

LESÕES CORPORAIS GRAVES:
Segundo o artigo 129, p. 1º do CP, as lesões corporais graves são as que resultam em uma (ou mais) das condições abaixo:
a)Incapacidade para as ocupações habituais por mais de 30 dias
b) Perigo de vida
c) Debilidade permanente de membro, sentido ou função
d) Aceleração de parto

a) Incapacidade para as ocupações habituais pormais de 30 dias
Considera-se como atividade habitual qualquer atividade que a pessoa desempenhe de modo costumeiro, independente da sua profissão, idade ou cultura, como por exemplo freqüentar aescola, ocupar-se com afazeres domésticos, atividades de lazer, etc.
A incapacidade, no entanto, deve ser total, cessando tão logo a pessoa reassuma as suas atividades, ainda que parcialmente. Operíodo de 30 dias é o limite determinado por considerar que a lesão leve tem a sua recuperação plena num espaço de 2 a 3 semanas.
b) Perigo de Vida
Considera-se em perigo de vida a pessoa em situaçãoonde existe real possibilidade de êxito letal. Para determinar se a vitima esteve em perigo de vida, o perito legista ira se basear nas informações obtidas através do exame da vitima e dos relatórios...
tracking img