Mark-up

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A revolução dos serviços na economia mundial, e até mesmo na nacional, está em andamento e ganha cada vez mais força, desempenhando um importante papel econômico-social, tanto para quem consome o produto “serviço”, quanto para aquele que o presta. E, uma das mais importantes decisões de qualquer empresa é fixar corretamente os preços dos produtos ou dos serviços, de forma a manter o equilíbriobenefício custo. Na área de serviços de conservação e limpeza não é diferente. A determinação de preços é uma tarefa difícil. Portanto, o objetivo deste trabalho é estimar o preço de venda de serviços de uma empresa do setor de conservação e limpeza, a partir da estruturação de uma planilha de custos, da identificação de coeficientes técnicos e econômicos e do valor percentual do mark-up. Aconclusão é que apesar da mão-de-obra ser a que onera a atividade, por possuir elevada taxa de encargos, a empresa deve buscar aumentar a eficiência e a eficácia no setor administrativo, no intuito de reduzir seus custos e preservar a qualidade dos serviços prestados, uma vez que o aumento da eficiência produtiva e a manutenção da qualidade são fatores decisivos para competitividade.

custo e mark-up naformação de preço: um estudo de caso no setor de serviços de conservação e limpeza

INTRODUÇÃO
A administração, dirigida para a economia capitalista, tem sua origem marcada historicamente por uma abordagem voltada predominantemente para a manufatura (Taylor, 1970 e Fayol, 1950). Essa característica, por muito tempo, parece ter dado, aos estudos nesta área de conhecimento uma formapredominantemente “fabril” de pensar (Albrecht, 1992).

A transição de uma economia baseada na produção para uma economia baseada no serviço é uma das tendências mais importantes da vida global e, certamente, do mundo empresarial moderno, o que caracteriza verdadeiramente este momento como o dos serviços.

A revolução dos serviços na economia mundial e até mesmo na nacional está em andamento e ganha cadavez mais força. Ela desempenha um importante papel econômico-social, tanto para quem consome o produto “serviço”, quanto para aquele que presta o serviço.

Albrecht (1998) cita que mais de três quartos de todos os empregos criados nos Estados Unidos na última década foram no ramo de prestação de serviços. Comenta ainda que publicação da revista Fortune mostra que enquanto as 500 maiores empresasindustriais experimentaram um decréscimo agregado de lucro de 6,6% em 1998, as 500 maiores do setor de serviços obtiveram um aumento de 8,0%.

No Brasil, o setor de serviços revela sua importância no Produto Interno Bruto (PIB). Apesar de ter apresentado uma ligeira queda em relação a 2002, em 2003 56,70% do PIB nacional foi de responsabilidade do setor de serviços, enquanto que o setorindustrial contribuiu com aproximadamente 38,70% e o da agropecuária com 10,20% (IBGE, 2004).

Com relação à distribuição do número de empresas no Brasil, de acordo com a classificação do SEBRAE, o setor de serviços detém cerca de 36,00% de todas as microempresas e é o setor que possui o maior número de pequenas empresas com cerca de 44,00% do total. Além disso, 56,00% do número de trabalhadores formaisdas empresas estão concentrados no setor de serviços (IBGE, 2003).

O resultado alcançado pelas empresas de serviços com a composição serviço e qualidade é caracterizado por um sentimento: a satisfação. Entretanto, este sentimento pode variar do positivo ao negativo, de acordo com a expectativa do cliente e sua percepção em relação ao serviço. Portanto, a qualidade de um mesmo serviço obteráconceitos diferentes por pessoas diferentes.

Essa constatação pode ser ratificada pela definição de Gianesi e Corrêa (1994), de que a “qualidade em serviços pode ser definida como o grau em que as expectativas do cliente são atendidas/excedidas por sua percepção do serviço prestado”.

Em relação ao aspecto custo, é importante salientar que se o consumidor não obtiver informações adequadas...
tracking img