Mecatronica matlab basico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Programação Aplicada à Engenharia
Curso Superior de Engenharia Mecatrônica Ano 2011 - Versão 1.3 Versão do Aluno Professor: Luís Oscar de Araújo Porto Henriques

-1-

IFSUDESTE – Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste Minas Gerais – Juiz de Fora Programação Aplicada a Engenharia

1 Introdução
1.1 O que é o MATLAB? MATLAB é um "software" interativo de alta performancevoltado para o cálculo numérico. O MATLAB integra análise numérica, cálculo com matrizes, processamento de sinais e construção de gráficos em ambiente fácil de usar onde problemas e soluções são expressos somente como eles são escritos matematicamente, ao contrário da programação tradicional. O MATLAB é um sistema interativo cujo elemento básico de informação é uma matriz que não requerdimensionamento. Esse sistema permite a resolução de muitos problemas numéricos em apenas uma fração do tempo que se gastaria para escrever um programa semelhante em linguagem C ou Java. Além disso, as soluções dos problemas são expressas no MATLAB quase exatamente como elas são escritas matematicamente.

1.2 Carregando o MATLAB No Gerenciador de Programas do Microsoft Windows deve-se abrir o grupo deprogramas do MATLAB for Windows, que contém o ícone do aplicativo MATLAB. Um duplo clique no ícone MATLAB carrega o aplicativo MATLAB. Quando o MATLAB é carregado, 3 janelas são exibidas: a Janela de Comando (Command Windows), área de trabalho (Workspace) e Histórico (Command History). A Janela de Comando é ativada quando se inicializa o MATLAB, e o "prompt" padrão (>>) é exibido na tela.

-2 - IFSUDESTE – Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste Minas Gerais – Juiz de Fora Programação Aplicada a Engenharia

1.3 Usando o Help Uma vez que você está dentro do MATLAB, você pode pedir ajuda usando o comando help. Você pode usar os seguintes comandos:
>> help

ou
>> help comando

Ao utilizá-lo, inúmeros tópicos irão ser apresentados, os mais importantes são:general( que contempla os mais básicos comandos do matlab) e elfun (que contempla as funções matemáticas elementares – Trigonometria, exponencial, complexo) Para demonstrar as capacidades do MATLAB podemos utilizar o comando demo. O comando demo irá abrir uma janela com inúmeros itens. Abra o item simulink/SimPowerSystems 1.4 Fazendo um exemplo simples Suponha que temos dois pontos P1 e P2 cujascoordenadas são: P1=(1,5) e P2=(4,7) Queremos calcular a distancia entre dois pontos, que é a hipotenusa de um triângulo retângulo, conforme mostra a figura abaixo. Usando o teorema de pitágoras, podemos calcular a distancia d com a seguinte equação:
d = s12 + s 22 d = (4 − 1)2 + (7 − 5)2 d = 13 d = 3, 61

7

5

1

4

-3 -

IFSUDESTE – Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia doSudeste Minas Gerais – Juiz de Fora Programação Aplicada a Engenharia

Como solucionaríamos este sistema no matlab? Para isto devemos criar um arquivo texto com extensão *.m ( extensão do matlab). Os comandos do MATLAB são normalmente digitados na Janela de Comando, onde uma única linha de comando é introduzida e processada imediatamente. O MATLAB é também capaz de executar seqüências de comandosarmazenadas em arquivos. Os arquivos que contêm as declarações do MATLAB são chamados arquivos ".m", e consistem de uma seqüência de comandos normais do MATLAB, possibilitando incluir outros arquivos ".m" escritos no formato texto (ASCII). Para editar um arquivo texto na Janela de Comando do MATLAB selecione New M-File para criar um novo arquivo ou Open M-File para editar um arquivo já existente,a partir do menu File. Os arquivos podem, também, ser editados fora do MATLAB utilizando qualquer editor de texto. Uma nova janela será criada. Nela digite os comandos abaixo:

%este programa calcula e imprime a distancia em linha reta, entre dois pontos.
p1x=1; %ponto 1 – eixo x p1y=5; %ponto 1 – eixo y p2x=4; %ponto 2 – eixo x p2y=7; %ponto 2 – eixo y d=sqrt((p2x-p1x)^2+(p2y-p1y)^2)

%...
tracking img