Guia De IC_versao1

7208 palavras 29 páginas
GUIA DE INICIAÇÃO
CIENTÍFICA

- MECÂNICA & MECATRÔNICA –

Sumário

INICIAÇÃO CIENTÍFICA, E AGORA? 2
Introdução 2
Agradecimentos 2
O que é uma iniciação científica? 2
BOLSA DE ESTUDOS 3
FAPESP 3
CNPq 3
PICME 3
PIC 4
AEP (Associação dos Engenheiros Politécnicos). 5
Sem bolsa 5
Vínculo empresarial 6
ATENÇÃO 7
PASSO A PASSO 7
LABORATÓRIOS DE PESQUISA 8
Departamento da Mecânica (PME) 8
Departamento da Mecatrônica (PMR) 14
LABORATÓRIOS DE PESQUISA MULTIDEPARTAMENTAIS 21
FAQs 21
NOS AJUDE A MELHORAR O GUIA DE IC! 22
Infográfico 23

INICIAÇÃO CIENTÍFICA, E AGORA?
Introdução

Olá, Politécnicos! Sabemos que todos em algum momento, desde que começaram a vida universitária, já ouviram falar sobre a tal “Iniciação Científica” ou simplesmente sobre “IC”. O grande problema é que uma coisa tão importante para nós e para a Universidade acaba gerando uma confusão tremenda, simplesmente porque muitas vezes não sabemos nem explicar que é essa tal de “IC”. É pensando nisso que o CAM, em parceria com o PET Mecânica e o PET Mecatrônica, fez esse pequeno manual.

Aqui nós vamos tentar deixar um pouco mais claro para você o que é uma Iniciação Científica. Além disso, organizamos um passo a passo explicando o que você tem que fazer para começar uma pesquisa científica e quais as burocracias envolvidas nos processos para conseguir bolsas de iniciação.

Mas o que torna esse guia especial e diferente dos demais é o fato de que ele também foi preparado para que você conheça melhor os trabalhos feitos nos laboratórios dos departamentos da Engenharia Mecânica e da Engenharia Mecatrônica, em que há diversas áreas de pesquisa como Biomecatrônica, Robótica, Térmicas, Automobilística e Impactos de Estruturas.

Enfim, esperamos que aproveitem muito bem esse material, galera. Torcemos para que, logo mais, vocês estejam todos nos laboratórios tendo uma experiência única complementar às aulas e gerando conhecimento de ponta em nossa universidade!

Agradecimentos

Relacionados