Mecanismo reflexo das vias aerias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 5
* REFLEXO DA TOSSE 5
* REFLEXO DO ESPIRRO 7
* REFLEXO DO SOLUÇO 7
CONCLUSÃO 9
BIBLIOGRAFIA 10

INTRODUÇÃO

Apesar da constante inalação de ar potencialmente infectado e da aspiração diária de secreções orofaríngeas, a árvore respiratória é estéril abaixo da carina, graças aosmecanismos de defesa que incluem barreiras anatômicas e mecânicas. Entre essas barreiras mecânicas, estão os mecanismos de reflexo das vias aéreas, nos qual auxilia o mecanismo de defesas a por para fora do nosso corpo qualquer substancia que venha ser prejudicial.
Outro reflexo das vias aéreas é o Soluço, que está ligado a espasmos do diafragma, relacionado à distensão do estômago, refrigerantes,tabagismo, álcool, ansiedade, estresse, deglutição de ar ou problemas ligados ao sistema nervoso central, ao metabolismo, à irritação do nervo vago ou frênico, a procedimentos cirúrgicos e pós-operatórios ou a fatores emocionais.

DESENVOLVIMENTO

Reflexo da Tosse

O aparelho respiratório é formado pelas fossas nasais que se comunicam com a faringe, órgão comum aos aparelhos digestivo erespiratório. Depois vêm à laringe, onde se localizam as cordas vocais, e a traqueia, tubo cartilaginoso que se divide em dois mais finos: os brônquios. Dentro dos pulmões, os brônquios sofrem sucessivas divisões, formando ramos cada vez mais finos até atingirem os alvéolos onde se realiza a troca gasosa.
A tosse é um reflexo natural do organismo para livrar o aparelho respiratório de substânciasestranhas absorvidas com a respiração, protegendo os pulmões do efeito nocivo das bactérias, vírus, fungos, poeiras e outras substâncias danosas.
Na parte superior da laringe, fica a epiglote, uma espécie de tampa que evita a comunicação entre os aparelhos respiratório e digestivo. Quando tomamos água, por exemplo, essa tampa se fecha, o líquido corre pelo esôfago e alcança o estômago. Se a epigloteestiver aberta, a água penetrará no sistema respiratório e provocará um acesso de tosse. O mesmo acontece quando, em virtude de um processo inflamatório, infeccioso ou alérgico, começamos a juntar muco que não pode permanecer nos brônquios, bronquíolos e pulmões para não comprometer a respiração.
O arco reflexo da tosse tem origem em receptores dos nervos trigêmeo (fossas nasais e canaisauditivos), glossofaríngeo (faringe), vago (traquéia, brônquios e diafragma) e frênico (região do coração, tubo digestivo). Tais receptores captam os impulsos nesses locais (inflamação, irritação, corpo estranho, etc.), percorrendo os respectivos nervos até o centro da tosse (cerebelo), onde provocam tosse persistente ou crônica.
Alguns receptores respondem a estímulos mecânicos como os mecanoceptores debaixo limiar. Já outros receptores são ativados fisiologicamente pela variação do volume pulmonar durante a respiração como os pulmonares de distensão, enquanto os mecanossensores de tensão esofágicos são estimulados pela deglutição. Edema da mucosa ou a bronco constrição podem ativá-los. Esses receptores têm pouca sensibilidade a estímulos químicos. Os nociceptores ou quimiorreceptores respondema estímulos químicos, calor e alguns estímulos mecânicos extremos.
Os receptores da tosse, que são as fibras mielinizadas de adaptação rápida, têm o papel importante na defesa das vias aéreas, pois são bem sensíveis ao contato de líquidos ou partículas com a mucosa da laringe, traqueia e brônquios principais. Acredita-se que sua principal função seja a regulação do reflexo da tosse, provocado nasvias aéreas extrapulmonares.
Os nociceptores vagais são as fibras não mielinizadas do tipo C, são existem em maior quantidade nos brônquios e pulmões e são responsáveis pelo incômodo do impulso de tossir.
Quando um resíduo alcança os brônquios e fica retido nas paredes das suas bifurcações pode ir para a área terminal do pulmão e comprometer seu funcionamento adequado. Essas partículas...
tracking img