Toxicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 59 (14745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TOXICOLOGIA

A Toxicologia pode ser conceituada como o estudo das ações e efeitos nocivos de substâncias químicas sobre sistemas biológicos. Estuda a probabilidade de suas ocorrências e dos limites máximos aceitáveis para a exposição dos sistemas biológicos às substâncias químicas. Além do gigantesco número de substâncias já tradicionalmente utilizadas ou manufaturadas no meio industrial, acada ano milhares de novos compostos químicos vão sendo sintetizados e introduzidos. Todas essas substâncias químicas possuem características tóxicas, constituindo sempre uma ameaça para a saúde do trabalhador. Sua potencialidade tóxica dependerá de fatores como: estado físico, pKa, via de penetração, etc. A Saúde ocupacional tem por objetivos: - a promoção e manutenção do mais alto grau de bem-estarfísico, mental e social dos trabalhadores em todas as ocupações; a prevenção entre os trabalhadores, da perda da saúde causada por condições de trabalho; a proteção de trabalhadores, em seu emprego, dos riscos resultantes de fatores adversos à saúde; a colocação e a manutenção do trabalhador num ambiente ocupacional fisiológica e psicologicamente adaptado.

Toxicologia ocupacional é o ramo datoxicologia que se ocupa do estudo das ações e efeitos danosos sobre o organismo humano de substâncias químicas usadas na indústria. Busca, principalmente, a obtenção de conhecimentos que permitam estabelecer critérios seguros de exposição Com o crescimento acelerado da indústria e o constante aumento do uso de produtos químicos, nenhum tipo
de ocupação está inteiramente livre da exposição a umavariedade de substâncias capazes de produzir efeitos
indesejáveis sobre sistemas biológicos.
A Lista de substâncias tóxicas de 1974 do NIOSH (National Institute of Ocupacional Safety and Health) dos Estados Unidos, contem cerca de 42.000 substâncias. Em 78 estimava-se em 100.000 o número de compostos químicos para os quais informações tóxicas estariam disponíveis. É ponto comum de acordo quese deve obter um mínimo de informações a respeito da toxicidade de cada uma das substâncias empregadas. Os estudos que possibilitam a obtenção desta informação são objeto da Toxicologia Ocupacional. Por esse motivo considera-se ser este o ramo mais importante da Toxicologia. Nas indústrias químicas e em todas as atividades em que se usam substâncias químicas é muito importante, para a saúde dotrabalhador, considerar os riscos de intoxicação. Como prevenir a ocorrência de intoxicações e de todas as doenças profissionais. A finalidade da Saúde Ocupacional é evitar acidentes, por esses motivos a Toxicologia Ocupacional apresenta maior relevância na área de Toxicologia.
Toxicidade
A toxicidade de um agente químico pode ser definida como sendo a capacidade desse agente em provocar danos aum organismo. Essas manifestações, que evidenciam os efeitos tóxicos das substâncias químicas sobre os sistemas biológicos, são resultantes das ações tóxicas, consideradas como sendo sistêmicas. Os efeitos locais e, consequentemente, as ações locais ocorrem no sítio do primeiro contato da substância com o organismo, como por exemplo, após a ingestão de substâncias cáusticas, ou inalação desubstâncias irritantes.
Os efeitos sistêmicos ocorrem após absorção e distribuição do agente tóxico, em locais geralmente distantes da via de introdução.
Grande número de agentes químicos contaminantes do ambiente de trabalho tem efeitos sistêmicos; entretanto, alguns exercem ação tanto local, como sistêmica. É o caso do chumbo tetraetila, com ação cutânea, que, após ser absorvido, atua no sistemanervoso central e em outros sistemas do organismo. As substâncias químicas provocam danos ou mesmo a morte de sistemas biológicos dependendo da quantidade absorvida pelo organismo.
Segundo Paracelsus: “Todas as substâncias são tóxicas, não há nenhuma que não seja tóxica. A dose correta diferencia o tóxico do remédio”.
O conhecimento da toxicidade das substâncias químicas é obtido através de...
tracking img