Mecanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Material de
EstudoComunidade
Acadêmica
LoginCadastro

Relatório de visita laboratório de soldagem


Enviado por: sergio Luiz Cajá | 0 comentários
Arquivado no curso de Engenharia Mecânica na PUC Minas
Download denunciar

SUMÁRIO:

Sumário 1

Introdução 2

Descrição 3-4

Estrutura 5

Fotos 6-7

Conclusão 8

Bibliografia 9

INTRODUÇÃO:

Este relatório de visitatécnica visa conhecimento das instalações e desenvolvimento da sensibilidade dos alunos para relatar as condições da infra-estrutura predial, equipamentos disponíveis, corpo técnico, capacidade para atendimento as atividades educativas e verificar como é realizada a manutenção dos maquinários de forma a manter a disponibilidade para as aulas práticas com a finalidade de demonstrar e avaliar ascondições do laboratório de soldagem da pontifícia universidade católica de Minas Gerais.

Local de visita:

Laboratório de soldagem da universidade católica de Minas Gerais em Contagem-MG.

A visita foi realizada pelos alunos do primeiro período de engenharia mecânica sob coordenação do Professor Yon Willer dos Santos.

Fomos recebidos às 19:30 horas pelos técnicos responsáveis pelos laboratóriosque discorreram brevemente sobre as atividades desenvolvidas neste laboratório, os maquinários disponíveis, a estrutura predial, recursos humanos e funcionamento da manutenção abrindo logo em seguida espaço para perguntas.

O laboratório é dividido em duas seções soldagem: arco elétrico manual, oxicombustível, plasma, TIG, MIG/MAG e arco submerso e corte: plasma, oxicorte os quais estão definidoslogo abaixo.

A área do laboratório é de 10m², sendo todos equipamentos dispostos em bancadas específicas e seus acessórios estão devidamente armazenados em armário bem identificados por tipo de processo de soldagem.

Endereço:

Rua Rio Comprido, 4580 – Bairro: Bernardo Monteiro, Contagem-MG, CEP: 32010-025

Data da visita:

Visita ocorrida em 03 de Abril de 2010 às 19:30 horas PM.DESCRIÇÃO:

O laboratório tem função unicamente pedagógica é composto dos seguintes equipamentos sendo divididos por tipo de soldagem sendo:

a) Mig/Mag (figura 02)- Trata-se de um processo de soldagem a arco elétrico entre a peça e o consumível em forma de arame, eletrodo não revestido, fornecido por um alimentador contínuo, realizando uma união de materiais metálicos pelo aquecimento e fusão.O arco elétrico funde de forma continua o arame a medida que é alimentado à poça de fusão. O metal de solda é protegido da atmosfera por um fluxo de gás, ou mistura de gases, inerte (MIG) ou ativo (MAG).

b) Oxicombustível (figura 03) A soldagem se dá pela fusão de um ou mais metais de base, com ou sem material de adição, que são aplicados na junta a ser soldada por meio de uma chamaproveniente da queima de uma mistura de gases. Esses gases passam por um dispositivo cuja fusão é dosá-los na proporção exata para a combustão. O dispositivo, chamado maçarico, deve ainda possibilitar que se produzam diferentes tipos de misturas necessárias para obter tipos de chama de acordo com os diferentes tipos de materiais.

c) TIG (figura 04) é o processo de soldagem ao arco elétrico com proteçãogasosa que utiliza eletrodo de tungstênio, um gás inerte, para proteger a poça de fusão. O nome TIG é uma abreviatura de Tungsten Inert Gas (gás inerte tungstênio), em que tungstênio é o material de que é feito o eletrodo e gás inerte refere-se ao gás que não reage com outros materiais. Na Alemanha, o processo TIG é conhecido como WIG, sigla de Wolfranium Inert Gas. O processo TIG apresentavariantes, tais como a soldagem TIG por pontos, TIG por corrente pulsada e TIG com arame quente ou “hot wire”. O processo TIG também é conhecido pôr GTAW ou Gas Tungsten Arc Welding (soldagem a arco com gás tungstênio).

d) Arco submerso (figura 05)é um processo automático no qual o calor é fornecido por um arco desenvolvido entre um eletrodo de arame sólido ou tubular e a peça-obra. Tanto o metal...
tracking img