Relatorio de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NÍVEL SILÁBICO

A passagem de um para o outro, no processo de alfabetização, origina-se da tornada de consciência pelo aluno da insuficiência das hipóteses até então por ele formuladas paraexplicar a leitura e a escrita.
Quando a criança sai do nível pré-silábico e entra no nível silábico, ela deixa de apoiar-se em ideias de vinculação de aspectos figurativos do referente àpalavra que o representa; superou a visão global da palavra como um todo para considerá-la formada por segmentos; encontrou um suporte que garante estabilidade da escrita das palavras diz se escreve (nãosó os substantivos concretos).
O que leva a criança á estabilidade da escrita é o seu enfretamento com um conjunto de problemas referentes á escrita possíveis de ser por ela trabalhados, que estejam àaltura de sua capacidade de compreendê-los e sejam sentido e valor para ela.
Para chegar à estabilidade da escrita das palavras a criança precisa superar a concepção de que cada ente é representadopor escrito de modo individual.
Exemplificando: Na escrita do próprio nome, superar a ideia de que aquela letra inicial é só sua e descobrir que aquela letra é compartilhada com outras pessoas.Existem nomes iguais para pessoas diferentes.
As análises sonoras, tanto sobre as iniciais dos nomes como sobre o desmembramento oral das palavras em sílabas, constituirão a porta de entrada paravinculação pronúncia-escrita.
No nível silábico a criança encontra uma nova fórmula para entrar no mundo da escrita, descobrindo que pode escrever uma letra para cada silabada palavra e uma letra porpalavra na frase.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ESCRITA E DA LEITURA

Nível conceitual- silábico.
• A vinculação entre escrita e pronúncia- parte do que se fala corresponde à parte da escrita. Acriança trabalha com a hipótese de que a escrita representa partes sonoras da fala.
• Correspondência quantitativa de sílabas orais- uma letra para cada sílaba na palavra, uma letra para cada...
tracking img