Mcdonald's

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como vimos, o Mc’Donald’s é uma rede gigantesca de restaurantes, caracterizados pela rapidez no atendimento, higiene e alimentos de primeira qualidade. Mais além de matar a fome de milhares de brasileiros diariamente, a rede é uma das maiores formadoras de mão de obra do país. Todos os anos, a empresa contrata milhares de jovens. Para 67% dos atendentes, o Mc Donald's foi o primeiro emprego. Alémde dar chance para jovens sem experiência no mercado de trabalho, a empresa forma seus funcionários para ter competência em práticas que podem ser úteis em toda a vida como agilidade, trabalho em equipe, padrão dos processos, foco no cliente. Eis aí uma das maiores contribuições que uma empresa oferece para um país como o Brasil, formação de mão de obra qualificada, preparada para a crescentecompetitividade e exigência da economia brasileira.
Mcjob, nome genérico que se da a empregos de baixa remuneração e baixa especialização principalmete na área de serviços nos EUA e na Europa, é muito utíl num país como o Brasil. Enquanto a maioria dos jovens tem como primeiro emprego office boy ou entregador de pizza, onde a principal preocupação é agradar ao chefe e não ao cliente, o Mcjob éuma oportunidade de crescimento profissional e desenvolvimento pessoal. O salário não é dos melhores é verdade. Um atendente que ingressa na rede recebe 1,50 reais por hora o que dá, trabalhando uma média de 6 horas por dia, um montante de aproximadamente 250 reais por mês. Para compensar o baixo salário, a rede oferece alguns incentivos. O funcionário do mês por exemplo, recebe uma bonificação de25% do salário ao final do mês. Existe também uma politíca de participação nos resultados, que varia de acordo com o desempenho individual do funcionário e o faturamento da loja, o que ajuda a aumentar um pouco o salário. O jovem pode engressar também num plano de carreira. No Brasil, 55% dos gerentes e diretores ingressaram na empresa como atendentes, o primeiro degrau na escala hierárquica dacompanhia. Qualquer funcionário pode chegar ao cargo mais alto do restaurante, o de gerente-operador. Uma vez atingido o posto máximo, o funcionário pode continuar sua ascensão profissional assumindo outros cargos na hierarquia da empresa, mantendo-se na área de operações como consultor de um grupo de restaurantes ou passando a atuar em outras áreas, até chegar a um posto de executivo daempresa.Enfim, um Mcjob talvez não seja um grande emprego para uma pessoa de 30 anos ou alguém em final de carreira, mais para um jovem de 18 anos sem experiência profissonal é uma grande oportunidade.
Mais nem tudo são flores quando se trata de Mc donald´s. É uma empresa agil, eficiente, que gera empregos e da oportunidade pra jovens sem experiência isso é inegável, mais é verdade também que, ofaturamento anual de 1,3 bilhões de reais que a a rede teve noBrasil, veio as custas de muito suor e lágrimas, lágrimas dos franquiados.
Em 1979, quando a rede chegou ao Brasil, muita gente se deu bem vendendo Big Macs. Ser franqueado do Mc Donald´s era um negócio certo, com clientela e lucros garantidos. Vinte dois anos depois, essa garantia de sucesso não existe mais. Os motivos são diversos. Primeirodeles é o preço da franquia. Absurdos 500 mil dólares, cerca de 1,1 milhões de reais. Os que fianciaram o pagamento se encontram em maus lençoes, haja a vista a desvalorização do real. Para termos uma idéia do absurdo do preço cobrado, comparemos o valor com o de outras franquias. Para ser franquado do Bobs (rede de fast-food carioca) o interessado deve desenbolçar _______reais. O Dunkin Donuts(rede americana de especializada na área de doces) cobra_____reais. Bem mais em conta. É o preço que se paga pelos arcos dourados. O segundo motivo de quixas dos franquados é a política de expansão adotada pela rede nos ultimos anos. A empresa passou de 200 para 500 lojas em apenas 4 anos. O resultado disso, um “canibalismo” gerado pela concorrência interna entre as lojas. Na área onde antes havia...
tracking img