Mba marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade: Bauru

Curso: MBA Marketing e Vendas

Disciplina: Marketing Digital

Professor:

Nome:

Desafio de Aprendizagem – Marketing Digital

1 INTRODUÇÃO

Com base no caso da Sorveteria da Luíza, uma empreendedora que através do incentivo público de Rio Grande do Sul conseguiu iniciar suas atividades na cidade, faremos a análise da empresa e iniciaremos o trabalho emrelação aos 8p´s, incluindo o Marketing Digital, para melhorar o desempenho, a encontrabilidade, usabilidade, credibilidade e vendabilidade.

2 DESENVOLVIMENTO DA TAREFA

De acordo com as informações do material, trata-se de uma sorveteria localizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, onde através do incentivo do governo local conseguiu verba para penetrar suas atividades na cidade.
Aempresa trabalha com sorvetes artesanais e teve uma aceitação boa, considerando que em 2 anos já estão vendendo em 17 pontos, incluindo restaurantes, sorveterias e consumidor final. Acontece que Luiza pretende expandir o negócio, tem uma reunião marcada com o consultor, pretende começar tudo de novo, para isso precisa incluir o marketing digital.

Pesquisa

O primeiro passo é efetuara pesquisa, pois através dessa etapa é que identificaremos o perfil do consumidor, o público alvo. A empresa pode direcionar-se para dois mercados distintos, os compradores (restaurantes, por exemplo) e os consumidores do produto.
Segundo a ABIS (Associação Brasileira da Indústria do Sorvete), existem no Brasil mais de 10.000 empresas fabricantes do produto e foi registrado o aumento derenda e do poder de compra da população. Por este motivo, o mercado de sorvetes tem atraído empreendedores de todo o porte. Existem empresas grandes e tradicionais como a Kibon e Nestlé, mas também um grande número de empresas pequenas e familiares como a de Luiza.
O mercado em Porto Alegre é bem parecido com o restante do Brasil, onde há um consumo considerável, devido as influênciasculturais que levam a maior apreciação do produto e a uma ligeira redução da questão da sazonalidade. Também podemos considerar que a concentração dos bairros de alta renda é um fator relevante a ser analisado.
Anteriormente, Luiza utilizava o modo de entrega também para os consumidores finais. Acredito que seria interessante efetuar este serviço somente para os compradores, que são osrestaurantes, bares e sorveterias, pois assim reduziria alguns gastos.
Antes de iniciar qualquer ação, é necessário definir o público alvo, de acordo com as informações podemos trabalhar focado nas classes B e C, porém os produtos estariam disponíveis para todas as classes. Devemos identificar o que este público quer ouvir, como ele compra, qual idade, qual a escolaridade e os quesitos que levariam oconsumidor ao ato da compra.
Devemos também identificar a quantidade deste público alvo que acessam internet, e fazem compras através da internet. É muito importante fazer um contato com os consumidores, através de pesquisas, para saber o que eles procuram, o que desejam em relação aos produtos, pois quanto mais conhecemos o usuário, mais se consegue vender para eles.

ProjetoApós realizado a pesquisa, identificado os concorrentes, público-alvo e informações sobre o próprio negócio, iremos desenvolver o projeto. Podemos dizer que o projeto é o plano de Marketing na área digital.
A primeira ação a ser tomada é definir um novo nome para a Sorveteria, tomando cuidado para que não haja rejeição para os compradores já clientes. Deverá ser desenvolvido também umnovo site, pratico e com informações necessárias para acesso dos compradores e consumidores.
O mercado foi analisado e identificado que a Sorveteria irá atuar focada nas classes B e C, tanto para pessoas do sexo feminino quanto para sexo masculino e para todas as faixas etárias, lembrando também que a empresa terá produtos para as outras classes sociais.
Através do site as...
tracking img