Maximillian carl emil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 1 (250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Maximillian Carl Emil Weber ( 1864- 1920)

Era de origem alemã, de pensamento que englobava da economia à historia da filosofia ao direito e à sociologia.Preocupa-se em compreender a mudança social, mas por uma via oposta. Declarou que, o mundo das idéias das convicções religiosas, e dos valores podemcontribuir para a mudança da forma decisiva.

Segundo Weber, o Estado é uma comunidade humana que busca dentro de um determinado território, possuir o monopóliodo uso legítimo da força física. O Estado não admite concorrência e exerce de forma monopolista o poder político, que é o poder supremo nas sociedadescontemporâneas.

As obras de Weber são importantes no que se refere, a questão da política e do poder a idéia relativa ao mando e à obediência. A relação entremando e obediência pode ser concebida sob duas formas: como poder e como dominação.

Para Maximillian, o poder e a dominação estão presentes em todas asrelações sociais, mas só se tornam política quando a vontade do agente se orienta em função de um agrupamento territorial que tem como fim a ser realizadoatravés da própria existência deste grupo. Weber explica que, apenas as organizações estatais, e somente elas, têm o reconhecimento da população paraestabelecer regras a serem obedecidas por todos, administrar a justiça, cobrar impostos, julgar e punir os infratores das regras comuns. Existem organizações queexercem poder econômico, e aquelas que exercem poder ideológico, e ambas influenciaram o comportamento dos indivíduos de forma concomitante e concorrencial.
tracking img